Bolsas

Câmbio

Colunistas

Veja como empreender em seis passos

Filomena Garcia *

Colunista do UOL, em São Paulo

Empreender com sucesso está longe de ser uma ciência exata. Não existe uma receita perfeita. E, mesmo que existisse, segui-la à risca poderia não ser o suficiente para se obter um ótimo resultado. Não é raro encontrarmos duas pessoas que prepararam a mesma receita e chegaram a resultados bem diferentes.

Para empreender não basta o dinheiro no bolso e a vontade de ter o seu próprio negócio. Grande parte do sucesso, ou fracasso, depende do perfil do empreendedor, de sua habilidade como administrador e principalmente do seu comportamento diante do desafio de ter um negócio.

Apesar dessas particularidades, existem alguns aspectos que todo empreendedor precisa considerar antes, durante ou depois de abrir o seu negócio.

Toda pessoa possui um certo grau de empreendedorismo. Uns têm um perfil mais agressivo. Outros são mais conservadores. Esse fator determina, inclusive, qual o nível de risco que a pessoa se permite correr ao empreender.

Procure identificar, antes de começar seu próprio negócio, onde o seu perfil está situado nesse cenário. Tenha em mente que o conceito de empreendedorismo abrange muito mais do que ser o dono de sua própria empresa.

Também não basta ter uma boa ideia. Acima de tudo é preciso ter a capacidade de implementá-la. Você pode, inclusive, se tornar um empreendedor em seu emprego atual, trazendo novas possibilidades, agregando novas soluções ou até mesmo desenvolvendo uma nova área de negócios. Mãos à obra!

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos