Bolsas

Câmbio

Colunistas

Franquear pode ser alternativa para a expansão da sua marca

Filomena Garcia *

Colunista do UOL, em São Paulo

Muitos empreendedores, após a abertura de um negócio bem-sucedido, se deparam com o desafio de crescer: vender mais e para mais pessoas, conquistando mais espaço ou até mesmo novos mercados. 

Considerar as alternativas possíveis costuma levantar muitas dúvidas para o empresário. Aumentar a linha de produtos ou intensificar a divulgação deles na mídia? Ampliar a loja ou abrir uma nova unidade em outra praça? Utilizar recursos próprios e crescer devagar, ou procurar parceiros para expandir com mais velocidade?

Existem diversos caminhos possíveis para o crescimento, dependendo de como o empreendedor responde a cada uma dessas perguntas. Pode ser, inclusive, que exista mais do que um caminho que o leve ao sucesso. O fato é que cada vez mais empresários optam pelo modelo de franquias para expandir sua atuação no mercado e estar a frente da concorrência.

Setor está amadurecido

O atual momento econômico do país se mostra bastante favorável a isso, graças ao amadurecimento do setor, a ampliação no número de shoppings, ao aumento de investidores estrangeiros e à abertura de novos mercados fora do eixo Rio – São Paulo.

Ao adotar esse modelo de negócio, o empreendedor permite que o DNA da sua marca seja utilizado por outra pessoa, o franqueado, e levado para outros lugares onde, talvez sozinho, ele não conseguisse chegar.

Do planejamento do modelo à seleção de candidatos

Para uma expansão de sucesso, o empresário precisa planejar cautelosamente e definir em detalhes o modelo de franquia que viabilize um crescimento ágil e estruturado do seu negócio. Feito isso, ele deve se ater ao processo de seleção dos candidatos, com o perfil ideal que ele deseja.

É recomendável então que o empresário defina os processos e metodologias que serão adotados para a expansão, estruturar a franqueadora, criar ferramentas e materiais de apoio e só então partir em busca de candidatos. Apenas após essas definições ele conseguirá que futuros franqueados enxerguem que sua marca é segura e pode oferecer diferenciais.

O modelo de franquias, tem sido cada vez mais utilizado como uma das estratégias de expansão de um negócio e, se bem planejado e implantado, pode ser uma alternativa para que sua marca ocupe uma  fatia cada vez maior de mercado.

Você já pensou que franquia pode ser uma opção para expandir a atuação da sua marca?

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos