Bolsas

Câmbio

Colunistas

Investimento inicial no negócio é apenas o começo

José Dornelas *

Colunista do UOL, em São Paulo

Para determinar quanto de dinheiro seu negócio precisa, analise o gráfico a seguir. Trata-se do gráfico de exposição de caixa de qualquer empresa, já que todo negócio passa por esta fase quando é criado. O que muda de um negócio para outro é o tempo no vermelho e o tamanho da depressão ou o vale da curva.

COMPORTAMENTO DA EMPRESA

  • Investimento inicial (ponto A); Máxima necessidade de investimento, ou maior exposição de caixa (ponto B); Data do primeiro fluxo de caixa positivo (ponto C); Quando ocorrerá o ponto de equilíbrio (ponto D).

O investimento inicial é apenas a primeira necessidade de recurso. O quanto sua empresa vai precisar de dinheiro, na verdade, é definido pelo ponto B, a máxima exposição do caixa. Assim, você deve ficar atento, pois em média esta depressão ocorre entre 12 e 24 meses na maioria dos negócios.

O ponto D mostra quando a empresa estará equilibrada, ou seja, a partir deste ponto a empresa não tem os passivos iniciais e passa então a ter lucro acumulado, até iniciar um novo ciclo para o negócio. O ponto D ocorre em média após 3,5 anos.

Note que estes dados são médias de históricos de empresas de vários setores. Assim, no seu caso os valores poderão ser ligeiramente diferentes dos aqui apresentados. 

Um dado importante a ser ressaltado é que o investimento total necessário para a empresa (ponto B) acaba sendo praticamente o dobro do investimento inicial (ponto A). 

Por exemplo, se o investimento inicial para abrir as portas de sua empresa foi de R$100mil, é provável que você precise de outros R$100mil para fazê-la sair da fase crítica inicial dos 3 a 4 anos até andar com as próprias pernas.

Estes dados ficarão mais precisos se você fizer um bom planejamento do negócio antes de colocá-lo para funcionar...

Esta coluna foi escrita com base no livro "Empreenda (quase) sem dinheiro"

UOL Cursos Online

Todos os cursos