Bolsas

Câmbio

Colunistas

Empreender na área de alimentação requer alguns cuidados

Filomena Garcia *

Colunista do UOL, em São Paulo

Quem já não ouviu dizer que investir em alimentação é lucro certo? Com essa ideia em mente muitos empreendedores optam por esse segmento na hora de começar um negócio, porém, nem todos têm o perfil para empreender nesta área. Esse é um detalhe que pode fazer toda a diferença lá na frente.

No mercado de franquias, o segmento de alimentação é um dos maiores e apresenta um crescimento expressivo a cada ano. Esse crescimento é o reflexo da parceria que existe entre franqueados e franqueadores, pois ao dividirem as responsabilidades entre si, o empreendedor consegue administrar de forma mais eficiente sua franquia.

Mão na massa

Mesmo no mercado de franquia, onde o modelo de negócio já foi testado, para ter sucesso e gerar lucro é de extrema importância que o franqueado tenha afinidade com a área escolhida. O empreendedor tem que gostar de colocar a mão na massa e muitas vezes isso quer dizer ir para a cozinha e sair "cheirando a fritura ou assado".

Mesmo tendo uma equipe e colaboradores para cada atividade, vale lembrar que o empreendedor é o dono do negócio, portanto ele tem que ter domínio de cada atividade para poder cobrir, em uma eventualidade, qualquer posição, desde o caixa até o chapeiro.

Controle de estoque

O empreendedor deve também ser bastante detalhista, pois é o cuidado com o detalhe que o ajudará no controle de estoque, por exemplo, pois é fundamental saber não só dimensionar bem as quantidades de cada insumo para evitar um investimento desnecessário, como também para evitar perdas.

Descuidar do controle do estoque pode colocar em risco a saúde financeira do seu negócio se isso se tornar um ato repetitivo, mas também é uma questão de saúde no ramo alimentício. É necessário estar atento à data de validade de cada alimento e à forma de melhor acondicioná-lo. As perdas em estoque por má gestão terão um impacto direto no resultado final do negócio.

Limpeza e organização

Ser "louco" por limpeza  e organização é outro requisito fundamental, para não correr risco desnecessário tanto na manipulação para a preparação do cardápio, quanto na apresentação dos pratos para o cliente.

A equipe deverá utilizar uniforme apropriado e touca no cabelo. A vaidade, principalmente para as mulheres, ficará fora da unidade. Unhas esmaltadas, brincos e maquiagem não combinam com o dia a dia de uma unidade de alimentação, seja a de um restaurante, café, lanchonete, sorveteria ou qualquer outro.

É fundamental, também, que o empreendedor esteja disposto a trabalhar nos finais de semana, pois costumam ser os dias de maior movimento, principalmente se a sua unidade estiver instalada em um shopping center.

Ter o empreendor à frente do negócio nas horas de maior movimento faz toda a diferença tanto no atendimento do cliente, como para garantir a dinâmica de funcionamento de todo o processo.

Portanto, as características comportamentais e de perfil, como: ser organizado e detalhista, gostar de processos, ter afinidade com a área, ter dedidcação exclusiva ao negócio, falarão tão ou mais alto que as características técnicas do negócio. As técnicas poderão ser aprendidas, mas dificilmente mudamos nosso jeito de ser e agir, não é? Pense nisso e sirva-se!

UOL Cursos Online

Todos os cursos