Bolsas

Câmbio

Colunistas

Franquia é opção para abrir seu primeiro negócio

Filomena Garcia *

Colunista do UOL, em São Paulo

Passadas as festas de final de ano, é hora de colocar no papel as metas para o novo ano e estabelecer estratégias para atingi-las. E, para muitas pessoas, essas metas envolvem projetos que até então estavam engavetados, como o sonho de ter o seu próprio negócio.

Por mais que a pessoa tenha traços de empreendedorismo em sua personalidade, como sede por inovação, autonomia de suas ações e saiba assumir riscos, é comum que alguns empecilhos dificultem que o sonho se torne realidade. Os obstáculos apontados com mais frequência são as exigência burocráticas, falta de apoio financeiro e as incertezas que o segmento do negócio pode apresentar.

E é por essas razões que muitos empreendedores de primeira viagem estão optando por atuar em franquias. Por oferecer um modelo de negócio já testado anteriormente, riscos minimizados, em relação a um negócio novo, e todo um suporte para quem não possui experiência para operar uma empresa.

O franchising permite que o empreendedor trabalhe com uma marca que já é conhecida, com um mix de produtos já definidos, além dos riscos serem reduzidos. A rede é responsável pelo treinamento dos funcionários que o franqueado vai contratar e auxilia na seleção dos colaboradores.

Outro respaldo oferecido pela franqueadora é o apoio na área de marketing, logística e estoque, auxiliando o empreendedor sobre como ele deve se organizar e se programar para realizar a manutenção do mix de produtos comercializados pela marca.

A parte tributária, apontada por muitos empreendedores como uma barreira para ter seu próprio negócio, é outro diferencial no franchising. Para poder oferecer um bom retorno sobre o investimento, com boas margens de lucratividade, as empresas franqueadoras estudam e definem o melhor regime tributário para cada tipo de negócio. 

Devido à grande quantidade de marcas que estão enxergando o franchising como uma oportunidade de aumentar sua ocupação de mercado, o empreendedor possui diversas opções de segmento para atuar, podendo optar por um segmento que tenha maior afinidade ou um certo conhecimento de mercado.

É importante que, independentemente do segmento escolhido, o empresário se sinta confortável no universo no qual irá atuar. É mais difícil ser bem-sucedido em um segmento com o qual você não tem a menor afinidade.

Chegou a hora! O ano está só começando e com ele a oportunidade de concretizar sonhos que até então pareciam ser impossíveis de serem realizados.

UOL Cursos Online

Todos os cursos