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Veja dicas para networking e faça teste para saber se tem bons contatos

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

Bons contatos ajudam a ampliar seu alcance e descobrir oportunidades profissionais e de negócios. No entanto, fazer o tal "networking" não é apenas conhecer gente e encher a lista de colegas, é preciso saber em que e quando cada um dos contatos pode ajudar --e, claro, fazer com que os potenciais parceiros saibam quem é você.

O UOL conversou com três especialistas e pediu dicas de como fazer contatos eficientemente. Confira mais abaixo as orientações e faça o teste para saber se sua rede é boa.

1. Defina quem é seu alvo

A regra basicamente é saber com quem falar. "É preciso definir qual é seu público-alvo. Uma dica é descrever quem é seu parceiro ideal e a partir daí atingir profissionais parecidos", diz Luiz Piovesana,  cofundador da rede social para empresários Empreendemia. 

2. Planeje suas conexões 

"Networking não é [feito] só ao acaso. Ele deve ser planejado para que se tenha conexões propositais. É preciso definir pessoas que possam ser interessantes para que a gente converse e dê sequência no contato", aponta a consultora de marketing digital Martha Gabriel. 

Antes de ir a qualquer evento em que haverá pessoas de seu interesse, pesquise quem vai estar lá e vá preparado para iniciar uma conversa, indica.

3. 'Networking' não se faz apenas no ambiente de trabalho

Muitos profissionais pensam que fazer contatos com possíveis parceiros de negócio é uma prática restrita ao ambiente de trabalho. Contatos proveitosos podem aparecer em um bar, durante um evento esportivo ou até mesmo em uma festa de casamento.

Não estrague o lazer por isso, mas guarde o nome da pessoa e faça um contato posterior.

4. Preste atenção no outro

"Fazer networking é mostrar interesse no outro. Se você ficar falando só de si mesmo, interessado em vender seu ponto de vista e se promover, a conexão não vai acontecer", alerta Martha Gabriel.

5. Use redes sociais, mas não seja um caçador de conexões

O profissional e sua empresa devem saber se comunicar pelas redes sociais. É possível aumentar seu networking assim? Para o professor da ESPM (Escola Superior de Publicidade e Marketing) Ricardo Haas Taraby, sim, desde que o empreendedor saiba valorizar a experiência.

"[Nas redes sociais], você consegue falar com muita gente a um custo competitivo." Os contatos podem ser feitos pelo Facebook ou pelo Linkedin, mas não adianta disparar convites para todo tipo de pessoa. Selecione as pessoas com quem pretende fazer contato sabendo o que elas podem lhe oferecer e deixando claro como você pode ajudá-las.

6. Frequente eventos e esteja onde seu alvo está

De quantos eventos você participou no último mês? De quantos você acha que deve participar? "Não adianta participar de eventos se parceiros ou clientes não estão lá, estar no Facebook se quem o interessa também não está lá", diz Piovesana.

Além de estar onde seu cliente está, frequente feiras, congressos e eventos em que você possa também encontrar parceiros e fornecedores.

7. Ligue as pessoas e torne-se um conector

Apresente seus amigos uns aos outros quando perceber que existem afinidades de experiências e negócios. Essa ponte criada entre conhecidos é uma das mais antigas formas de conectar pessoas e ainda é válida. Faça isso com eficiência e os outros farão o mesmo por você.

8. Controle o e-mail marketing

Enviar e-mails de marketing de sua empresa ou de seus serviços com uma mensagem padrão para uma base de contatos não é eficiente na hora de conquistar negócios e trabalhos, afirma Piovesana.

"É um esforço alto, mas que não tem o retorno esperado. A dica é segmentar ao máximo a comunicação dentro da sua rede e não falar a mesma coisa para pessoas que querem coisas diferentes."

9. Estabeleça uma rotina -- e tenha paciência

"'Newtworking' é um trabalho de formiguinha: de um em um. Do dia para a noite, você não vai gerar 300 parceiros. Tem empresário que não tem paciência", diz Piovesana.

10. Dose o contato

A dosagem da comunicação deve ser controlada, esse é o grande segredo. "Tem pessoas que adoram receber SMS a cada meia hora, outras não. O profissional deve desrespeitar a frequência tolerada pelo seu cliente, parceiro ou fornecedor", diz Taraby.

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