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Degustação grátis e dicas são formas de atrair clientes em redes sociais

Luiza Calegari

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 06h00

Manter uma comunicação eficiente com consumidores é um desafio das empresas nas redes sociais. Usar o espaço para dar dicas e criar eventos exclusivos, como degustações gratuitas, são maneiras de aumentar o número de fãs e de clientes, indicam especialistas consultados pelo UOL.

Nada disso pode ser feito sem investimento e planejamento. Para aumentar o número de fãs, é preciso pagar anúncios publicitários direcionados, investir em postagens com conteúdo interessante e que usem a linguagem de seu público-alvo.

Às vezes, é melhor fazer uma publicação por semana que realmente tenha relevância e conteúdo do que fazer várias publicações pouco impactantes, diz Cassio Politi, consultor de marketing digital e autor do livro "Content Marketing: conteúdo que gera resultados.

Na hora de transformar a "curtida" em venda, dá para apostar em eventos, como uma demonstração ou degustação, divulgados pelas redes sociais. Assim, a relação com o cliente fica mais próxima.

Conheça seu cliente e seus interesses

Antes de tudo, é preciso entender que as redes sociais são um canal de diálogo entre empresa e cliente. Ir além de perguntar quem está comprando seu produto e entender como as pessoas estão fazendo para comprá-lo é o principal conselho de Cassio Politi.

"Depois da compra, você pode ligar para o cliente e fazer uma 'entrevista' com ele. Pergunte como ele foi parar na sua loja, entenda quais caminhos ele tomou para decidir a compra e use isso como um norte para seus próximos investimentos", aconselha.

Meio é mensagem: escolha o canal adequado

Não basta saber com quem falar, é preciso estar no lugar certo. A rede social escolhida para que sua empresa esteja presente tem de ter afinidade com seu público e com seu negócio.

"Comércios que oferecem produtos e serviços para pessoas físicas devem apostar no Facebook. Quem tem uma consultoria, por outro lado, pode investir no LinkedIn. O Twitter, por sua vez, acabou se tornando um canal mais consolidado para grandes empresas", afirma Gil Giardelli, professor de inovação digital da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Use conhecimento para informar

Na hora de produzir conteúdo, tanto para blogs como para redes sociais, tente pensar em coisas que sejam relevantes, temas que sejam úteis no cotidiano de seu cliente, aconselha Cassio Politi.

Empresas que vendem roupas podem dar dicas de como consertar algumas peças ou de como combinar roupas ou uma empresa de software pode dar muitas dicas técnicas de forma didática, exemplifica.

Saiba lidar com as críticas

Se houver críticas, é preciso estar atento para responder rapidamente aos problemas. "O mais importante é pedir desculpas em casos de transtorno e oferecer imediatamente outra rede de comunicação. Levar a conversa para o telefone torna a relação entre o cliente e a empresa mais pessoal", aconselha Gil Gardelli.