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Agências apostam em mulheres e idosos que não têm companhia para viajar

Roger Marzochi

Do UOL, em São Paulo

15/07/2015 06h00

Não ter companhia para viajar muitas vezes inibe mulheres e idosos de conhecer novos ares. Na tentativa de agrupar essas pessoas, agências de turismo especializadas têm encontrado nicho de atuação. Em São Paulo, as empresas Mulheres pelo Mundo e Bonami nasceram dessa necessidade.

Depois que se divorciou, a psicóloga Cleo Franco resolveu viajar sozinha pelo mundo. Quando estava em Machu Picchu, no Peru, um questionamento não saía da cabeça. “Será que só eu não tenho companhia para viajar? Será que outras mulheres que se separam e têm filhos grandes também não passam por isso? Por que não juntar essa turma e viver a vida com diversão e segurança?” 

Ao voltar para São Paulo, já tinha o nome "Mulheres pelo Mundo" em mente e comentou a ideia com as filhas. Elas abraçaram o projeto e deram de presente o registro do site. No início, em 2009, não havia roteiros e a página funcionava como um "ponto de encontro" de interessadas. "Perguntávamos para onde elas queriam ir e quando. Era difícil formar grupos, porque cada uma queria um lugar diferente."

Para tornar as viagens possíveis, a empresária decidiu oferecer roteiros. Hoje, em cada viagem, vão de 2 a 16 mulheres. Segundo a empresária, este é um limite operacional seguro e adequado para o bom entrosamento. Ao todo, a empresa realiza de 6 a 8 viagens mensais, com parceria de operadoras no Brasil e no exterior. 

Um roteiro de sete dias em Nova York em dezembro custa a partir de US$ 2.588,00 (R$ 8.121,40), incluindo passagem aérea classe econômica, seguro viagem, taxas locais, traslados e assistência de embarque em Guarulhos. 

A psicóloga não revela os números de investimento inicial, faturamento e lucro. Mas afirma que o investimento foi pago em três anos e hoje tem em seu cadastro 5.000 mulheres. Seu maior público (35%), tem entre 51 as 60 anos; 30% têm de 41 a 50 anos e 20%, de 31 a 40 anos. Em viagens onde há necessidade de guia, a empresa dá preferência para as do sexo feminino.

Agência nasceu para levar avó para passear

Com o mesmo objetivo, mas focada em atender ao público da terceira idade, surgiu a agência Bonami. “Minha avó sentia que precisava sair de casa, tinha disposição, mas não tinha amigas e se sentia insegura para comprar um ingresso de um teatro por meio da internet", afirma Bruno Grinberg, sócio-fundador da agência.

Diante da necessidade da família, ele e o sócio começaram a criar grupos de passeios e viagens com até dez idosos, e a atividade virou negócio. Grinberg usou a poupança de R$ 20 mil que guardava para comprar uma van como investimento inicial no projeto. O carro busca e deixa os clientes na porta de casa. 

A agência reserva os ingressos para shows e teatros. Também realiza viagens de um dia para Holambra, Aparecida e Campos do Jordão. Mas Grinberg estuda acordos com operadoras para oferecer roteiros de maior período de viagem. O passeio para Holambra, com café da manhã e almoço inclusos, custa R$ 368. Para Campos do Jordão, custa R$ 420.

Nesses dois anos, a Bonami soma 150 clientes cativos. O faturamento passou de R$ 150 mil para R$ 300 mil de um ano para outro, com lucro de 50%. Segundo ele, do total de clientes, 70% são mulheres sozinhas, com mais de 75 anos. “É um público carente de atividades.” 

Gerenciar comportamento em grupo é desafio para negócio

Paulo Marcelo Ribeiro, consultor do Sebrae-SP, avalia que o turismo focado em nichos é uma forma de se destacar diante da concorrência feroz das agências online de pacotes. “Quando você faz trabalho com grupos específicos, você consegue oferecer serviços diferenciados, aumentar o valor da venda e isso é a grande chance para sobreviver.”

No entanto, saber gerenciar comportamentos de grupo, para que a experiência seja boa, não haja inconvenientes e os clientes voltem, é um desafio para as agências. Isso, porque, segundo ele, há sempre o risco de uma pessoa destoar do grupo criando um clima desagradável, ou mesmo promover roubos e assédios. Contra isso, ele recomenda investir em bons guias e contratar seguros. 

Onde encontrar:

Mulheres pelo mundo: mulherespelomundo.com.br
Bonami: bonami.com.br

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