Bilionário conta fiascos: ele já quis criar uma "Coca-Cola" e um "Facebook"
Os empresários ricos também fracassam. Mesmo com uma fortuna de US$ 5,2 bilhões (equivalente a R$ 20 bilhões), o bilionário britânico Richard Branson, fundador do grupo Virgin e colunista do UOL, diz que cometeu vários erros comerciais. Ele falou sobre isso em entrevista à revista “Forbes”.
Qualificado como 330° homem mais rico do planeta, de acordo com o ranking de bilionários daquela publicação, Branson já quis criar uma espécie de Facebook e a Virgin Cola, para concorrer com a Coca. Ambas quebraram. Veja alguns de seus erros:
1 - Não vendeu sua revista
Após deixar a escola aos 16 anos, Richard Branson criou a “Student Magazine”, publicação voltada à cobertura da cultura pop, que foi bem-sucedida. Paralelamente à revista, desenvolveu o projeto da gravadora Virgin Records.
“Um dos meus grandes fracassos aconteceu quando eu era muito novo e não consegui convencer uma grande editora a comprar a ‘Student Magazine’. Enquanto eles queriam focar na distribuição, eu tentava explicar minha visão para uma série de novos empreendimentos voltados ao público estudante.”
2 - Um Facebook que não deu certo
Outro projeto citado por Richard Branson é o portal virginstudent.com, equivalente a uma espécie de Facebook. Em 2000, o site de comunidades virtuais foi lançado e já contava com diversos recursos hoje disponíveis nas principais redes sociais, como MySpace e Facebook. Mesmo assim, o portal não evoluiu como esperava seu criador.
Segundo especialistas, faltou habilidade aos gestores para atender demandas técnicas e por serviços dos usuários, causando queixas e a respectiva queda na arrecadação publicitária. Também citam uma possível falta de visão sobre o fenômeno das redes sociais, já que o portal fechou em 2005, ano de surgimento do MySpace.
3 - Faltou potência aos carros
Em 2000, Branson lançou a Virgin Cars. Ele disse que identificou uma lacuna no mercado e buscou revolucionar a maneira de vender carros. A empresa fechou em cinco anos. "Notamos tarde demais que o mercado não se movia em razão da forma como as vendas dos carros são feitas, mas em relação à potência que os veículos têm”, disse.
4 - Lojas para noivas
Com a Virgin Brides, varejista de produtos para noivas, ele esperava uma inserção na indústria do casamento. “O erro foi a companhia sediar a empresa em instalações muito caras no centro da cidade sem ao menos compreender direito qual seria o seu real diferencial.”
5 - Virgin Cola não assustou Coca
O erro mais conhecido do bilionário e sua companhia é a experiência da Virgin Cola, de 1994, que buscava concorrer com gigantes como Coca e Pepsi. "Descobrimos que não havíamos pensado na magnitude disso: declarar uma guerra a esses concorrentes é insano”, diz Branson.
6 - Cama na primeira classe
O empresário conta que a última grande falha de seu grupo foi, justamente, em uma de suas empresas mais bem-sucedidas, a companhia aérea Virgin Atlantic. Para ele, isso demonstra que, até mesmo as empresas que estão em sua mais bela performance, precisam ter cautela para evitar deslizes.
“Travamos uma batalha com a British Airways para sermos a primeira companhia aérea com uma cama na cabine de alto nível. O primeiro resultado foi uma ‘cama’ não completamente horizontal. E foi esse o nosso erro... A British Airways materializou uma cama 100% horizontal e simplesmente nos deixou no chão.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.