IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Sessão de filmes da Feira do Empreendedor trará dicas para empresários

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/02/2016 16h51

A Feira do Empreendedor do Sebrae-SP, que será realizada de 20 a 23 de fevereiro, no Pavilhão de Exposições Anhembi, zona norte de São Paulo, terá uma sessão de cinema e debates sobre quatro filmes que podem inspirar novos empreendedores e empresários já atuantes.

Durante o evento, serão exibidos trechos dos filmes selecionados e realizados debates entre os mediadores da entidade e o público. A proposta, segundo Maria Augusta Pimentel Miglino, consultora de inovação e tecnologia do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é provocar a reflexão sobre os temas inovação e empreendedorismo. 

"O filme tem essa característica lúdica, de entretenimento, criando uma atmosfera a partir de imagem, som, figurino, cenário etc... Com a exibição das tramas, é possível extrair analogias e situações vividas pelos personagens que podem ter a ver com os desafios do dia a dia do empresário."

Confira a lista de filmes em destaque no evento:

"Piratas do Vale do Silício"

A proposta é debater inovação e estilo. Segundo Miglino, serão discutidos temas como o surgimento da inovação em empresas de alta tecnologia, nas quais o estilo gerencial diferente leva a trajetórias distintas de empreendedorismo.

"Com este filme, o empreendedor vai conhecer um pouco o ambiente de um dos maiores polos de inovação do mundo e aprender dois diferentes tipos de liderança, já que (Steve) Jobs (fundador da Apple) e (Bill) Gates (criador da Microsoft) têm atuações distintas, e como lidar com escolhas éticas", afirma a consultora.

"Apollo 13: do Desastre ao Triunfo"

"Este filme nos mostra como é possível inovar para sair da crise com poucos recursos e buscando situações criativas para encontrar uma solução", diz  Miglino.

Devido a um acidente na viagem de ida, o comandante (Tom Hanks) e os tripulantes da nave que tinha como destino a Lua se veem em uma situação de extremo risco, que pode impedi-los de retornar à Terra. Por isso, precisam agir rápido.

"Do que as Mulheres Gostam"

Com esta obra, os especialistas querem mostrar como é importante ouvir o cliente e saber as necessidades do seu público-alvo. Na trama, Nick Marshall (Mel Gibson) é diretor de criação de uma agência de publicidade até contratarem uma nova chefe para a sua área, com foco nas campanhas para o público feminino.

Ele, então, terá de aprender a ouvir e a falar com este público, para não ficar para trás; por causa de um acidente doméstico, ele começa a ouvir os pensamentos das mulheres e passa a trabalhar nas campanhas com base nestas informações privilegiadas.

"Jerry Maguire: a Grande Virada"

A ideia, segundo Miglino, é mostrar o poder da inovação e a importância de se implantar um estilo pessoal na forma de se trabalhar, sem fugir dos seus valores e ideais, além de se valorizar a equipe.

No filme, Maguire (interpretado por Tom Cruise) é demitido após sugerir à empresa que trate os clientes com mais humanidade. Ele consegue dar a volta por cima ao agenciar um único cliente, o problemático jogador de futebol americano Rod Tidwel, a partir da decisão de investir naquilo que acredita.

Evento deve atrair 120 mil visitantes

De acordo com o Sebrae-SP, a Feira do Empreendedor reunirá em torno de 400 expositores. A previsão é que 120 mil pessoas visitem o evento e que sejam movimentados R$ 7,8 milhões em negócios.

Serviço:

Evento: Feira do Empreendedor
Quando: de 20 a 23 de fevereiro (sábado a terça-feira)
Horário: das 10h às 21h
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209)
Entrada: gratuita
Informações e inscrições: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br ou 0800 570 0800

Especialista explica como empreender sem medo