Engenheiros deixam profissão para vender caixa surpresa para nerds pela web
Os engenheiros Diogo Santos, 28, Raul Calhelha, 28, e Thierre Penteado, 33, sempre acompanharam as novidades do mundo nerd. Em um bate-papo sobre negócios, resolveram criar o clube de assinatura Nerd ao Cubo para vender caixas com itens sobre esse universo.
Santos e Calhelha abandonaram a profissão para tocar a empresa. Penteado continua trabalhando como engenheiro e dividindo o seu tempo entre as duas atividades.
O clube não é o único do mercado. O Omelete, site de notícias sobre filmes, séries e quadrinhos, também lançou o seu em dezembro de 2015.
Os preços das assinaturas são R$ 59,90 (Nerd ao Cubo) e R$ 99 (Omelete). Nas caixas, é possível encontrar camisetas, livros, games, pôsteres, mangás, bonecos, entre outros. Ambos os sites também desenvolvem produtos exclusivos, segundo seus representantes.
As empresas não revelam o faturamento nem o lucro do negócio.
Parceria com a Universal
O Nerd ao Cubo foi criado em abril de 2015. "Percebemos que o mercado de assinatura estava indo bem e resolvemos apostar. Fizemos um plano de negócio, desenvolvemos o site e fomos atrás de parceiros", diz Santos.
A primeira parceria foi fechada com a Universal Pictures. "Eles gostaram da ideia e sugeriram que fizéssemos um evento de lançamento na própria Universal. Chamaram youtubers e bloggers, que gostaram da proposta e começaram a divulgar nas redes sociais."
Com isso, Santos diz que em quatro dias foram vendidas as 120 unidades que eles produziram para comercializar no primeiro mês.
O empresário não revela número de assinaturas mensais, mas afirma que em apenas um ano de operação foram vendidas 25 mil caixas. "Cerca de 80% dos clientes nos acompanham desde os primeiros meses." Para este ano, a meta é alcançar o número de 100 mil caixas comercializadas.
Santos diz que, para conseguir manter o valor de R$ 59,90 (mais frete) da assinatura mensal, eles buscam patrocínio. Todas as caixas, que levam entre cinco e sete produtos, recebem um tema. "Acompanhamos os lançamentos de filmes, livros e games e vamos atrás de patrocínio."
O empresário também afirma que o Nerd ao Cubo produz peças exclusivas, aprovadas pelas marcas (editora, distribuidora de filmes ou desenvolvedora de games). "Já fizemos bolsas e bonecos personalizados. Houve uma faixa [de cabeça] do Ryu, personagem do game Street Fighter, para a qual conseguimos o selo de oficial"
Clube foi lançado na Comic Con Experience
O Omelete, site de notícias sobre filmes, séries e quadrinhos parceiro do UOL, lançou o seu clube de assinatura em dezembro de 2015, durante a Comic Con Experience, em São Paulo. No primeiro mês, foram vendidas 500 caixas. Atualmente o clube tem 3.200 assinantes e quer fechar o ano com 5.000.
A caixa custa R$ 99 (mais frete) por mês e inclui sete itens sobre temas variados. Segundo Érico Borgo, 40, diretor de conteúdo do site, todos os produtos são oficiais e licenciados. "Normalmente fazemos caixas multitemas e com itens exclusivos. Elas incluem camiseta, pôster, livros e itens para colecionadores."
Borgo diz que, neste mês, os assinantes vão começar a receber minibustos de personagens da DC Comics, editora detentora de personagens de quadrinhos como Batman, Superman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash e Aquaman.
Preço e fidelização são os desafios do negócio
Para Eduardo Pugnali, gerente de inteligência de mercado do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), as empresas inovaram em cima de um público bem segmentado.
"Elas escolheram bem o público-alvo e estão oferecendo um produto direto para ele. Vários filmes de super-heróis e games foram lançados neste ano, ou seja, há demanda e público."
Pugnali afirma, no entanto, que manter um assinante cativo, com um investimento de R$ 718,80 a R$ 1.188 ao ano é o grande desafio do negócio. "A caixa precisa ser muito atrativa porque, em momentos de crise, os itens supérfluos são os primeiros cortados no orçamento."
Onde encontrar
Nerd ao Cubo: http://www.nerdaocubo.com.br/
Omelete: http://www.omelete.uol.com.br/
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.