IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ex-tenista Guga lança franquia de escola de inglês com sócio da Xuxa

Guga (à esq.), o empresário José Carlos Semenzato (ao centro) e Rafael, irmão do tenista - Divulgação
Guga (à esq.), o empresário José Carlos Semenzato (ao centro) e Rafael, irmão do tenista Imagem: Divulgação

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/06/2016 16h51

O ex-tenista Gustavo Kuerten, o Guga, está lançando uma franquia de escola de inglês para adultos, a LifeUSA, em sociedade com o empresário José Carlos Semenzato, da SMZTO Holding, dona de marcas como Espaço Laser e Casa X, ambas em sociedade com a apresentadora Xuxa, Instituto Embelleze, OdontoCompany e L'Entrecôte de Paris.

Semenzato é fundador da franquia de ensino profissionalizante Microlins, que foi vendida para o Grupo Multi, em 2010, quando tinha cerca de 700 unidades.

A LifeUSA foi lançada nesta quarta-feira (15), na ABF Franchising Expo, feira do setor de franquias realizada em São Paulo até sábado (18).

O investimento inicial para a franquia é de R$ 282 mil, com custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro. O faturamento mensal é estimado de R$ 75 mil a R$ 111 mil. A margem de lucro não foi informada. O retorno do investimento é previsto entre 18 e 24 meses.

A marca não possui unidades próprias, a ideia é expandir apenas com franquias. "Tenho 25 anos de experiência na área educacional graças à Microlins, temos 400 escolas de cabeleireiros com o Instituto Embelleze, temos grande conhecimento na área de ensino", declara Semenzato.

A meta é implantar dez unidades no primeiro ano, com as primeiras inaugurações entre outubro e dezembro.

Foco em conversação

A metodologia de ensino é toda focada em conversação. "Queremos atrair os adultos que não tiveram oportunidade de estudar inglês durante a juventude e sentem falta do idioma para o mercado de trabalho", afirma.

As aulas serão em grupo, em horários regulares, durante duas horas semanais. O material didático é próprio, e as mensalidades devem custar em torno de R$ 200.

A escolha de Guga como sócio se deu pela amizade pessoal entre os dois. "Sempre quis fazer negócios com o Guga, mas não era o momento certo. Guga tem uma trajetória de sucesso, viajou o mundo e sabe a importância do inglês para a vida. Ele se interessou por essa abordagem."

O tenista também será garoto-propaganda da marca.

Concorrência é grande no segmento

O segmento de franquias de educação é bastante competitivo, com marcas já consolidadas, segundo o consultor Paulo Ancona, da Vecchi Ancona, consultoria especializada em expansão de redes.

"Esse é um dos setores mais antigos do franchising, muitos espaços já foram ocupados, mas há potencial porque há demanda pelo idioma. Um negócio novo na área tem que ter algum diferencial, seja na metodologia, no nicho de alunos ou no uso da língua", afirma.

CONSULTORES DÃO DICAS PARA ESCOLHER UMA FRANQUIA

UOL Notícias