Manutenção de carros tem franquias a partir de R$ 190 mil; veja opções
O Brasil tem uma frota de quase 50 milhões de veículos, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o que faz do segmento de manutenção automotiva uma boa opção de negócio, segundo o consultor Luis Stockler, da BaStockler.
De acordo com o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), a frota está envelhecendo: a idade média passou de oito anos e seis meses em 2012 para oito anos e oito meses em 2014. A tendência é que envelheça ainda mais com a queda nas vendas de veículos novos, o que aumenta a necessidade de manutenção.
O setor tem opções de franquias a partir de R$ 190 mil, caso da Lubrax+, de lubrificação, até acima de R$ 500 mil, como a Della Via Pneus. O faturamento médio mensal vai de R$ 15,3 mil a R$ 230 mil para as duas mesmas redes, respectivamente.
Outras marcas do segmento são a Quick Lube, Zip Lube, Make-up Autos, Bono Pneus e Chips Away, que prestam serviços como troca de óleo, de pneus, funilaria e pintura.
Clique aqui para ver as opções.
Mercado é promissor, diz consultor
O consultor Luis Stockler diz que o mercado é promissor, pois não vê perspectiva de a frota de veículos diminuir no médio prazo.
“Há muitos veículos na rua que precisam de manutenção. A frota brasileira vai demorar a diminuir porque depende de investimentos em transporte público, o que acontece a passos lentos. Mesmo se a venda de veículos novos voltar a crescer, os usados serão repassados, e a demanda pelos serviços vai continuar existindo. Carro não é um bem descartável”, afirma.
De olho nas oportunidades, a Della Via Pneus, que presta serviços como troca de pneus, alinhamento e balanceamento, aderiu ao sistema de franquias este ano, apesar de ter 50 anos de mercado.
A meta, segundo Edoardo Lantieri, responsável pela expansão, é chegar a 50 unidades franqueadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia nos próximos quatro anos.
Oportunidade em cidades médias
O consultor diz ver boas oportunidades em cidades de médio porte, com 200 mil a 500 mil habitantes.
"São locais que carecem de profissionalização e onde os custos de instalação e de mão de obra são mais baixos."
Confiança é importante no setor
Stockler diz que a marca é muito importante nesse segmento, por isso, investir em redes conhecidas, que passam credibilidade ao cliente, pode ajudar o negócio. "O cliente não quer se sentir ludibriado."
Outros pontos a serem considerados, segundo o consultor, é a experiência da empresa na seleção de pontos comerciais, que podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma unidade, e o suporte oferecido.
“Franquias de serviços automotivos costumam ter investimento inicial alto devido ao espaço necessário e aos equipamentos utilizados. Por isso, a escolha do ponto e o suporte da franqueadora são essenciais para não perder dinheiro.”
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