IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Franquia de clínica veterinária custa R$ 134 mil e nem precisa ser médico

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/12/2016 06h00

Duas clínicas veterinárias oferecem opções de franquias para quem quer abrir um negócio no mercado pet. O investimento inicial é a partir de R$ 134.075, o faturamento pode chegar a R$ 135 mil e o lucro a R$ 27 mil. O retorno do investimento vem a partir de 16 meses. Conheça os detalhes abaixo:

Animal Place

A Animal Place foi fundada pelo veterinário Jorge Morais, 49, em 1997, na capital de São Paulo. A empresa virou franquia em 2013 e, atualmente, tem uma unidade própria e três franquias, todas em São Paulo. Cada uma oferece atendimento clínico, banho e tosa e tem loja para vender medicamentos, alimentos e artigos pet.

Morais afirma que resolveu abrir a rede para atrair empreendedores e não veterinários. "Não focamos o negócio nos veterinários, mas em empreendedores que gostam de animais e procuram uma oportunidade no mercado pet. Dois dos nossos três franqueados são ex-clientes."

A rede faturou R$ 3 milhões, em 2015, e espera um crescimento na ordem de 15% a 20% neste ano. O lucro não foi revelado. A franquia trabalha com um único modelo de negócio, com unidades que têm de  80 m² a 150 m².

  • Investimento inicial (taxa de franquia + custo de instalação + capital de giro):  R$ 195 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 10 mil (20% do valor do faturamento)
  • Retorno do investimento: em até 24 meses

Todos os dados foram fornecidos pela empresa.

Clinicão

A rede Clinicão foi criada pela veterinária Monique Rodrigues Cesário Silva, 46, em 1993, na cidade de Guaratinguetá (187 km a noroeste de São Paulo). A clínica virou franquia em abril deste ano, mas ainda não comercializou nenhuma unidade. "Estamos em negociação para abrir quatro clínicas nos próximos meses, três na Grande São Paulo e uma em Salvador (BA)."

Silva diz que resolveu criar a rede para auxiliar outros veterinários que são bons profissionais, mas não têm muito conhecimento em gestão do negócio. Ela também aceita não veterinários como franqueados, desde que tenha um veterinário responsável pela clínica. A empresária não revela faturamento nem lucro.

A Clinicão tem três modelos de negócio: Smart (estabelecimento de até 50 m² só com atendimento clínico), Consultório (também de 50 m², com clínica, banho e tosa e loja de remédios e ração) e Clínica (100 m², com serviços do modelo consultório mais exames laboratoriais).

As condições para cada modelo são as seguintes (as informações são da empresa):

Smart

  • Investimento inicial (taxa de franquia + custo de instalação + capital de giro):  R$ 134.075
  • Faturamento médio mensal:  R$ 63 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 12,6 mil (20% do valor do faturamento)
  • Retorno do investimento:  a partir de 20 meses

Consultório

  • Investimento inicial (taxa de franquia + custo de instalação + capital de giro):  R$ 237.450
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 20 mil (20% do valor do faturamento)
  • Retorno do investimento: a partir de 16 meses

Clínica

  • Investimento inicial (taxa de franquia + custo de instalação + capital de giro):  R$ 403.340
  • Faturamento médio mensal: R$ 135 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 27 mil (20% do valor do faturamento)
  • Retorno do investimento: a partir de 22 meses
  •  

Mercado está em expansão

Segundo Filomena Garcia, sócia do Grupo Cherto, as clínicas veterinárias ainda são novidade no setor de franquias e podem ser uma boa oportunidade de negócio para quem quer entrar no mercado pet.

"Não há concentração de grandes marcas, e o segmento ainda conta com muita clínica particular e de bairro. Por conta disso, há muito mercado para ser explorado e oportunidade para quem quer franquear a sua clínica ou quer abrir um negócio na área, mesmo sem ser veterinário."

Garcia afirma que uma franquia na área pode ser administrada tanto por um empreendedor quanto por um veterinário. "O que conta é o perfil empreendedor e a afinidade com a área, já que pesquisas apontam que o franqueado que gosta do mercado em que atua tem mais resultados."

O risco do negócio, de acordo com ela, deve ser olhado da mesma forma que qualquer outro investimento em franquia. "O franqueado precisa ver se o modelo de negócio atrai consumidor, retém clientes e se ele terá suporte operacional da rede para trabalhar e ter bons resultados."

Onde encontrar

Animal Place - http://www.animalplace.com.br

Clinicão - http://www.clinicao.com.br/