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Trabalhou de feirante aos 7, estudou engenharia e exporta fondue a 6 países

Márcia Rodrigues

Colaboração para o UOL, em São Paulo

Ivan Macena começou a vida de empreendedor aos 7 anos de idade, ajudando os pais em uma barraca de frutas de feira em São Paulo. Hoje, aos 49 anos, ele também vende frutas, mas em formato de fondue, salada de fruta e sorvete. Ele é dono da franquia Fábrica Di Chocolate, que fundou em Joinville (SC), e faturou R$ 24,5 milhões no ano passado.

A franquia tem 97 unidades. Destas, nove funcionam fora do Brasil, em seis países (Kuwait, Austrália, Japão, República Dominicana, Espanha e Venezuela). Antes de criar a rede, ele também trabalhou como comprador de suprimentos para empresas e abriu uma loja de produtos chineses. Macena chegou a cursar até o terceiro ano de engenharia, mas desistiu e se formou em administração de empresas.

Primeira loja foi aberta para mulher cuidar

A Fábrica Di Chocolate foi criada em maio de 2003, em Joinville (SC). Na época, Macena trabalhava em uma empresa e foi transferido de São Paulo para a cidade.

Minha mulher, que é advogada, estava chateada por ter abandonado a carreira para seguir comigo. Resolvi abrir uma loja para ela e soube que faltavam opções de artigos com chocolate no shopping local. Lembrei que fazíamos muito fondue em casa e resolvi investir

A primeira loja foi aberta com um investimento de R$ 14 mil. Em julho de 2006, ele resolveu começar a comercializar franquia. A empresa tem três modelos de negócio. Confira os dados fornecidos por ela:

Quiosque smart (tem 5m² e é direcionado para hipermercados, galerias e shoppings de pequeno porte)

  • Investimento inicial: R$ 99.900 (inclui taxa de franquia, capital de giro e custo com instalação)
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 6.000 (30% do valor do faturamento)
  • Prazo de retorno do investimento: em até 24 meses

Quiosque premium (tem 6,2m² indicado para shopping center)

  • Investimento inicial: R$ 109.900 (inclui taxa de franquia, capital de giro e custo com instalação)
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 7.500 (30% do valor do faturamento)
  • Prazo de retorno do investimento: em até 24 meses

Quiosque supreme (9m² e também é indicado para shopping center)

  • Investimento inicial: R$ 129.900 (inclui taxa de franquia, capital de giro e custos com instalação)
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 9.000 (30% do valor do faturamento)
  • Prazo de retorno do investimento: em até 24 meses

Fondue com sorvete e creme trufado estão no cardápio

A rede tem 22 produtos em seu cardápio. O mais barato é o bombom de chocolate belga maciço (30g), que sai por R$ 2. O mais caro é um copo de fondue de 480g, com fruta, chocolate belga, sorvete natural de fruta, M&M, que custa R$ 30. Os valores variam conforme o Estado.

Entre os produtos, também estão:

  • Espeto de fruta - R$ 8 (morango) e R$ 7 (demais frutas)
  • Fondue de fruta com creme trufado - R$ 10 (180g), R$ 13 (240g) e R$ 16 (360g)
  • Fondue de fruta com sorvete - R$ 14 (180g), R$ 17 (240g) e R$ 20 (360g)
  • Salada de fruta - R$ 10 (300g) a R$ 14 (500g). O copo inclui dois adicionais que podem ser granola, creme de chantili, sorvete ou leite condensado
  • Bombom trufado - R$ 3 (30g)
  • Barras de chocolate - R$ 3 (30g) ao leite, meio amargo, branco e blend com opção diet
  • Shake de fruta - R$ 10 (300 ml) a 14 (500 ml)
  • Sorvete de fruta (sem leite, glúten, corante e conservante) - R$ 8 (180 g)

Macena diz que o preço médio gasto pelo cliente é de R$ 8. A rede, que faturou R$ 24,5 milhões em 2016 (30% ou R$ 7,35 milhões é o lucro do negócio), espera um crescimento de 10% este ano.

Produtos com chocolate não são modismo

Para Luis Stockler, consultor especializado em franquias da BaStockler, tudo o que é feito com chocolate tem boa aceitação e não é considerado produto da moda. "A franquia inova porque mantém a base dos seus produtos de chocolate e sempre traz novidade para o cliente. O empresário testou muito o modelo de negócio antes de expandir, o que é positivo."

Stockler afirma, também, que, ao mesmo tempo que a gama diversificada de produtos é o ponto forte do negócio, ter de apresentar sempre novidade pode dificultar a operação. "A empresa precisa manter os produtos que já são sucesso e sempre trazer novidade porque outras vão começar a copiar o seu cardápio. Esse é o grande desafio do negócio."

Onde encontrar:

Fábrica Di Chocolate - https://www.fabricadichocolate.com.br/

Receita: Fondue de Doce de Leite

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