IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bar dedicado ao gim nasceu temporário e hoje fatura R$ 130 mil/mês em SP

Camila Sayuri

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/10/2017 04h00Atualizada em 11/10/2017 15h48

Quando inaugurou o G&T Bar em fevereiro de 2016, em São Paulo, o administrador de empresas Hans Scheller, 28, tinha a proposta de manter o bar, que é dedicado ao gim, aberto por 90 dias. O que era temporário virou permanente. O negócio hoje fatura R$ 130 mil por mês; o lucro não foi revelado.

“A ideia do bar temporário era oferecer às pessoas a experiência de provarem os drinques com gim e conhecerem as marcas que estavam entrando no Brasil”, diz Scheller, que hoje se dedica exclusivamente ao negócio.

O investimento inicial foi de R$ 30 mil, com 15% de patrocínio de algumas marcas de gim. Para manter o bar permanente, ele investiu mais R$ 200 mil em marketing.

LEIA MAIS:

Scheller afirma que decidiu manter a casa aberta devido ao sucesso que fez entre os clientes e à entrada de novas marcas da bebida no mercado brasileiro.

Começamos com 15 rótulos de gim e hoje já trabalhamos com mais de 70, entre nacionais e importados, o que deu longevidade ao negócio.

Ele diz que contratou a empresa Phos para desenvolver o conceito do bar. "A empresa apostou na tendência europeia da alta do gim e enxergou a potencialidade do mercado nacional, ainda carente de opções exclusivas com o destilado, que tem alto teor alcoólico e é pouco calórico", diz.

O gim tem, em média, 60 calorias em uma dose de 30 mililitros, e teor alcoólico entre 40% e 50% (depende da marca).

Segundo o empresário, o drinque gim-tônica era muito popular na Europa nos anos 1920, mas passou por um período de esquecimento. "A bebida ressurgiu com força há dez anos", diz.

Coquetéis com gim Beefeater são os mais vendidos

O G&T Bar vende cerca de 3.000 coquetéis à base de gim por mês. As receitas foram criadas pela bartender Egla de Queiroz --a equipe do bar é composta por quatro pessoas.

"Os coquetéis são criados de acordo com pesquisas que nossa equipe faz de tendências internacionais, principalmente do mercado europeu, e elaboramos uma nova carta de acordo com as estações do ano", diz.

No verão, a casa serve coquetéis com ingredientes mais refrescantes. No inverno, inclui itens como canela e chocolate.

A carta tem mais de 70 drinques e é dividida entre clássicos, "perfect serve" (combinações específicas para cada marca disponível) e "signatures" (criações da casa). Os coquetéis que levam gim da marca inglesa Beefeater são os mais vendidos. O negroni (gim, Campari e vermute) também é muito pedido no inverno.

Os coquetéis custam de R$ 20 (clássicos feitos com Beefeater) a R$ 99 (preparado com a marca suíça Escape 7 e amora).

O bar vende apenas drinques com gim, além de cerveja da marca Heineken e amendoim.

O empresário diz que estuda a possibilidade de fazer parcerias no interior de São Paulo, mas não revela o local.

Acreditamos no poder do gim e que ele continuará sendo tendência pelos próximos cinco anos. Por isso, estamos interessados em realizar parcerias em outras cidades e até Estados.

Empresa deverá fidelizar o cliente e fixar a marca

Para Diego Pereira, analista de negócios do Sebrae-SP, o bar acertou em ter um produto como o gim, que está em alta, como produto principal.

No entanto, o especialista diz que, especialmente em momentos de crise, as opções de lazer não são prioridade na vida das pessoas. Por isso, é importante a empresa ter um plano de marketing para que o negócio seja duradouro.

"É preciso conhecer os hábitos dos clientes e buscar sempre maneiras de conquistá-los. Ações promocionais, por exemplo, ajudam a fidelizar o público e a fixar a marca", diz.

Ele afirma que para manter um estabelecimento especializado em um produto específico, é preciso observar se o ticket médio (valor médio que cada cliente gasta no estabelecimento) está suprindo as necessidades de capital de giro e fluxo de caixa.

"Se for necessário, uma boa sugestão é aumentar o mix de produtos para agregar valor ao que já é oferecido, como incluir petiscos que harmonizem com cada coquetel."

Onde encontrar:

G&T Bar - Facebook

On The Rocks - Saiba como preparar o verdadeiro negroni

Nossa