IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

App e site dão desconto de 50% em 800 restaurantes para quem chegar cedo

Léo Cuofano e Talyta Vecina criaram o Primeira Mesa - Divulgação
Léo Cuofano e Talyta Vecina criaram o Primeira Mesa Imagem: Divulgação

Tiago Abech

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/11/2017 04h00

Mesa garantida e 50% de desconto na refeição. A combinação, que certamente deixa mais saboroso qualquer café da manhã, almoço, happy hour ou jantar, já faz parte do cardápio de alguns restaurantes.

São 800 estabelecimentos cadastrados no site Primeira Mesa, que existe desde agosto de 2016 e agora ganha versão em aplicativo, disponível para Android e iOS. O app foi lançado em outubro deste ano. Há opções de restaurantes em 25 cidades em nove Estados diferentes.

Leia também:

Por meio do site e do app, os clientes podem reservar uma mesa para até seis pessoas nas primeiras horas de funcionamento dos restaurantes (normalmente, nas duas primeiras horas). O benefício: pagam apenas a metade do preço de todos os pratos do cardápio. O desconto não vale para as bebidas.

Para fazer a reserva, o usuário paga uma taxa: R$ 8 (mesa de até dois lugares), R$ 12 (até quatro lugares) ou R$ 18 (até seis lugares). O pagamento é feito diretamente pelo app ou site, por meio de cartão de crédito ou débito. É possível fazer a reserva até o horário de abertura do restaurante, desde que haja mesas disponíveis. O tempo de tolerância para atrasos é de 30 minutos.

Para fazer o cadastro, é só informar nome, e-mail, criar uma senha e escolher a região onde mora. Também dá para fazer o cadastro usando perfil de rede social. O cadastro fica pronto na hora. O cliente recebe um cupom e pode imprimi-lo ou apresentá-lo no celular ou tablet. 

Atualmente, o site e o app têm, juntos, cerca de 100 mil usuários cadastrados e o número de downloads cresce 40% ao mês, segundo os criadores do serviço. A empresa diz que faz cerca de 3.000 reservas mensais.

Ideia surgiu após viagem de volta ao mundo

A plataforma foi lançada pelo casal Talyta Vecina, 34, e Léo Cuofano, 33, que mora em Sorocaba (99 km a oeste de São Paulo). A ideia surgiu depois de uma viagem de volta ao mundo entre 2015 e 2016.

"Em países como Estados Unidos, Austrália e África do Sul, conhecemos um costume chamado 'early bird' [expressão em inglês que significa adiantado ou antecipado], no qual as pessoas vão mais cedo aos restaurantes sabendo que oferecem desconto", diz Talyta.

Os estabelecimentos fazem isso porque, na maioria das vezes, os primeiros clientes só chegam uma hora e meia ou duas horas depois da abertura, sendo que, nesse período, o proprietário já está tendo gastos com funcionários, água, luz.

Talyta Vecina, sócia da empresa

Os restaurantes faturam ao atrair clientes durante um horário de pouco ou nenhum movimento. O Primeira Mesa, ao receber a taxa de reserva. Talyta não revela faturamento nem lucro da empresa, mas afirma: "Já está dando lucro, sim".

Empresa tem 10 colaboradores e 30 parceiros

O Primeira Mesa, que começou somente com os sócios e um programador, hoje tem dez colaboradores nas áreas de tecnologia e marketing, além de 30 parceiros responsáveis pelas expansões regionais.

A nossa estimativa é atuar em mais 30 novas regiões até dezembro de 2018.

Talyta Vecina, sócia da empresa

O casal empreende junto desde 2008. Naquele ano, Léo era funcionário de uma recrutadora de recursos humanos e decidiu abrir uma agência online para contratação de empregadas domésticas. Talyta pediu demissão para ajudar a cuidar do negócio, que não existe mais. Hoje, o casal vive do Primeira Mesa e tem outros projetos de start-up em desenvolvimento.

Aplicativo é inovador, mas taxa pode afastar usuários

A ideia é inovadora, mas cobrar uma taxa do usuário pode limitar o crescimento do negócio, diz o coordenador do MBA em Empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Marcus Quintella

"O usuário não quer pagar nem que seja R$ 1. Mesmo que esteja recebendo um desconto de 50%. Na minha opinião, o restaurante é que deveria repassar um valor ao aplicativo, nem que, para isso, diminuísse um pouco o desconto para os clientes. Pela minha experiência, aplicativos que cobram dos usuários acabam não conseguindo atingir os objetivos do seu plano de negócio", afirma Quintella.

Onde encontrar:

Primeira Mesa - http://www.primeiramesa.com.br/

Como reduzir os agrotóxicos da sua comida do dia a dia?

Universa