Bar faz quiz de séries, música e HQ e dá um ano de hambúrguer para campeão
Quem são os integrantes da gangue de La Casa de Papel? O que [o vocalista do Pearl Jam] Eddie Vedder fez com seu quarto de hotel quando descobriu que Kurt Cobain havia morrido? Qual é o nome do vilão da terceira temporada de Breaking Bad?
Perguntas como essas fazem parte do quiz que o bar Hamburquim, no Rio de Janeiro, promove entre seus clientes. Nos dias de evento, realizado uma vez por mês, o faturamento aumenta 50%. O vencedor do dia ganha um combo com hambúrguer, batata frita e cerveja. O campeão geral do torneio leva um ano de hambúrguer grátis (pode comer um por semana).
Leia também:
- Vendia alface aos 9, foi largado pelos pais e hoje faz R$ 57 mi com colchão
- 7 opções da feira do Sebrae para abrir sua franquia a partir de R$ 3.000
- Motorista do Uber fatura R$ 10 mil com YouTube e café para colega
Séries de TV, cinema, música e histórias em quadrinhos
Iniciado em janeiro, o 2° HamburQUIZ traz perguntas sobre temas variados, como cultura pop e geek, séries de TV, cinema, música e histórias em quadrinhos. O torneio tem previsão de terminar em junho e ocorre no último sábado do mês, a partir das 21h.
A empresa não revela faturamento nem lucro médio mensal.
Para participar, é obrigatório o consumo de um hambúrguer por jogador. O cliente pode concorrer sozinho ou formar equipes de até seis pessoas. Independentemente do tamanho do grupo, o prémio da noite é só um combo (um hambúrguer, uma batata frita e uma cerveja).
O vencedor geral, seja uma pessoa ou um grupo, também tem direito só a um hambúrguer por semana durante um ano. O segundo e o terceiro lugares no torneio também são premiados, com hambúrguer de graça por três meses e um mês, respectivamente.
“Os clientes gostam muito, se divertem. O HamburQUIZ é um sucesso”, declara Mariana de Moraes, 39, sócia do bar ao lado do marido, Cristiano Pellegrini, 38.
Próximo tema do torneio será "heróis"
Segundo Mariana, são realizadas três rodadas de dez perguntas cada, e os clientes marcam as respostas numa cartela.
O 1° HamburQUIZ foi realizado em novembro do ano passado, mas em quatro sábados seguidos. “Mas a clientela reclamou dessa periodicidade. Por isso, passamos a fazer o torneio uma vez por mês”, diz Mariana.
A cada mês, o HamburQUIZ aborda um tema: séries (em janeiro), cinema (fevereiro) e música (março). O próximo evento está marcado para o dia 28 deste mês, com o tema “heróis”. Haverá uma edição extra do HamburQUIZ no dia 5 de maio, com o tema Star Wars.
Largaram carreira de arquiteta e designer gráfico
Em 2016, a arquiteta Mariana e o designer gráfico Pellegrini largaram suas carreiras para abrir em agosto do mesmo ano o Hamburquim, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. O casal investiu R$ 80 mil no negócio.
“Sempre gostamos de fazer hambúrguer para os amigos. Decidimos, então, apostar nesse negócio que mistura hamburgueria e botequim. Abrimos na cara e na coragem. Erramos muito em 2016, mas começamos a acertar no ano passado”, relata Mariana. Além dos sócios, a empresa tem dois funcionários.
O cardápio do bar oferece hambúrgueres (cujos preços variam de R$ 27 a R$ 32), sanduíche de carne assada (R$ 27), porção de batata frita (R$ 9) e dadinhos de tapioca (R$ 9, porção com dez unidades).
Brincadeira pode se tornar repetitiva, diz consultora
Para Silmara Souza, consultora de marketing do Sebrae-SP, a Hamburquim consegue atrair o cliente para além do produto em si.
“A empresa criou um ambiente de competição e entretenimento. O cliente tem a possibilidade de jogar e divertir-se. Isso atrai outros clientes, num marketing espontâneo e propaganda boca a boca”, afirma.
Silmara diz também que a empresa sabe trabalhar seus nichos. ”Ao apostar em temas específicos, como o mundo geek, música e cinema, o bar consegue reunir pessoas com interesses em comum para participar da brincadeira. Talvez até um público que não iria ao bar atraído apenas pelo produto em si, como o hambúrguer”, declara.
A consultora afirma, no entanto, que a estratégia não pode correr o risco de se tornar repetitiva. “É preciso sempre inovar com cima de temas ou criar brincadeiras diferentes, para que o cliente não perca o prazer de participar”, diz.
Outra questão a se preocupar, diz ela, é quanto à concorrência. “Práticas diferenciadas no mercado tendem a ser copiadas."
Onde encontrar:
Hamburquim - https://www.facebook.com/hamburquim/
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.