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Empreendedorismo

Pimenta, coentro, manjericão e alecrim vendidos em cápsulas de remédio?

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/05/2018 04h00

Ervas, especiarias e condimentos, como manjericão, alecrim, coentro, canela, noz moscada, gengibre, pimenta do reino e pimenta calabresa, são temperos comuns no dia a dia de quem cozinha. Mas a empresa 4 Sisters’ House, em Porto Alegre (RS), teve a ideia de fazer uma apresentação diferente: colocar 12 temperos em cápsulas iguais às usadas em remédios.

A 4 Sisters’ House criou o produto Temperos em Cápsulas em janeiro de 2016, com um investimento inicial de R$ 20 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 4.000. O lucro não foi revelado.

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As cápsulas de temperos podem ser abertas ou colocadas inteiras dentro da panela, na hora do cozimento do alimento. As cápsulas gelatinosas são do mesmo tipo que a usada para embalar remédios e dissolvem naturalmente com o calor.

A empresa não indica a quantidade de cápsula para ser usada no preparo da comida, alegando que isso depende do gosto de cada pessoa. A 4 Sisters’ House  não informou qual o peso médio de cada cápsula. Os produtos têm validade de seis meses.

“O nosso produto é uma praticidade para quem vai cozinhar. Numa viagem, por exemplo, você não precisaria levar saquinhos e mais saquinhos com os temperos que serão usados. Basta levar o nosso pote de vidro com as 12 variedades de temperos em cápsulas”, diz Brenda Tavares, 33, um das três sócias da empresa. As outras duas são sua irmã Jéssica Wendy, 35, e a mãe, Thébora Toldo, 59.

Cozinheira perde a magia de dosar o tempero, diz professora

Apesar de achar os temperos em cápsulas uma ideia inovadora, Maria Rita Cuervo, 54, professora dos cursos de Nutrição e de Gastronomia da PUC-RS, diz que, ao cozinhar usando os temperos em cápsulas, a pessoa perde em criatividade ao temperar a comida.

“A cozinha é um laboratório, um momento de criação. Ao usar temperos que já vêm em cápsulas, a cozinheira perde aquela alquimia de poder criar, de dosar os temperos, de temperar a seu modo, sentindo cheiros, provando. Perde-se a magia”, declara.

Produto é vendido em quatro tamanhos de embalagens

A empresa vende o produto em quatro versões de embalagens, acompanhadas de uma cartela de mostruário dos temperos, com seus respectivos nomes. Todas vêm em frascos de vidro

  • com 70 cápsulas com dez tipos de tempero (sete cápsulas de cada). Preço sugerido: R$ 39,90
  • com 120 cápsulas com dez tipos de tempero (dez cápsulas de cada tempero). Preço sugerido: R$ 59,90
  • com 70 cápsulas, porém com apenas um tipo de tempero, entre os 12 disponíveis, à escolha do cliente. Preço sugerido: R$ 39,90
  • com 30 cápsulas contendo três tipos de tempero (açafrão, alecrim e pimenta calabresa). Essa versão terá quantidade mínima de 30 unidades para venda, pois é indicada como opção de brindes e lembrancinhas de evento. É possível escolher outras opções de temperos e colocar a logomarca do cliente na embalagem. Preço sugerido: R$ 16,90.

“Os frascos de vidro com as cápsulas também podem ser usados na decoração da cozinha, além de serem ótima opção de presente”, afirma.

São 12 tipos de tempero: alecrim, manjericão, mostarda em grão, coentro, pimenta calabresa, pimenta do reino, açafrão, páprica, curry, canela, noz-moscada e gengibre.

Ideia surgiu como brinde a farmacêuticos

A 4 Sisters’ House foi criada pelas sócias em 2015 para vender doces, mas em janeiro do ano seguinte elas decidiram investir nos temperos em cápsulas.

“A Jéssica, que era gerente de marketing em uma rede de farmácias, teve a ideia de encapsular os temperos para presentear os farmacêuticos da sua empresa na data da categoria (20 de janeiro) e assim ela criou os temperos em cápsulas. Todo mundo se apaixonou, e esse produto se tornou o número um da 4 Sisters’ House”, declara Brenda.

A empresa não produz tempero próprio, diz Brenda. “Nós compramos os temperos prontos, colocamos em cápsulas e montamos as embalagens.”

Atualmente, os temperos em cápsulas são vendidos por meio das redes sociais da empresa e em breve no site. Também conta com dez pontos de venda, sendo oito em Porto Alegre, um em Santa Maria (RS) e um em Arapongas (PR).

Cliente deve estar disposto a pagar pelo “charme”, diz analista

Fernanda Barros, analista de negócios do Sebrae-SP, diz que a ideia da empresa ao lançar os temperos em cápsulas é “atrativa e diferente”.

“A empresa inovou ao criar um formato novo para um produto já existente. Os temperos em cápsulas são oferecidos como um presente útil, que encanta pela praticidade e serve como decoração também”, afirma.

Para Fernanda, no entanto, o desafio da 4 Sisters’ House é se posicionar no mercado. “O posicionamento da marca e o entendimento de qual é o público-alvo comprador devem ser avaliados pela empresa. Afinal, o cliente precisa estar disposto a pagar pelo ‘charme’ que a cápsula de temperos apresenta”, declara.

Onde encontrar:

Temperos em Cápsulas - https://www.facebook.com/temperosemcapsulas/

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