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Empreendedorismo

Restaurante faz pizza por kg e tem até café da manhã; 100 g custam R$ 6,50

Patrícia Büll

Colaboração para o UOL, de São Paulo

13/06/2018 04h00

Comer pizza por quilo? É a proposta do restaurante Da Mooca Pizza Shop, no bairro Pinheiros, em São Paulo. É uma refeição ao estilo romano: pedaços retangulares, massa fofa e fartura de recheio. É para comer com a mão e tem opção até para o café da manhã.

O chef Fellipe Zanuto, 31, disse que investiu R$ 300 mil com o sócio Derek Wagner. "Começamos por Pinheiros, mas a ideia é levar esse modelo de comida de rua para diversas regiões da cidade”, afirmou.

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Funciona assim: diariamente são expostos na vitrine seis sabores de pizza. “O cliente escolhe o sabor, o tamanho, pesa, paga e pronto. É só comer”, disse Zanuto. Os preços variam de R$ 6,50 (margherita) a R$ 9,90 (presunto de parma) para 100 gramas.

Ao todo, são 12 sabores, entre margherita, marinara, batata com alecrim e mozarela, veggie e calabronx (calabresa artesanal picante, mozarela e rabanete). Este último é o campeão de vendas e custa R$ 7,90 cada 100 gramas.

Ele afirmou que o faturamento é de R$ 135 mil a R$ 150 mil por mês. O lucro não é divulgado.

Sem talheres, sem prato e sem garçom

Não há garçons, o cliente mesmo escolhe o produto e o pega para consumir, ali mesmo no balcão ou no salão, decorado com televisões gigantes que funcionam como instalação artística, alternando o cardápio com grafismos e cenas de cinema.

Não há talheres nem pratos. “Temos um modelo de negócio diferente da pizzaria tradicional. Nosso foco é o público de passagem, que trabalha ou mora nas imediações”, disse Zanuto.

Outro diferencial é que a casa funciona das 10h às 23h sem fechar. “No período da manhã, oferecemos uma pizzeta, que é basicamente massa e molho de tomate. Quem sai de casa muito cedo acaba pedindo como café da manhã. Os romanos fazem isso e trouxemos o conceito de lá”, disse Zanuto. Uma pizzeta acompanhada de café expresso custa R$ 6.

No almoço, além da pizza, há opções de saladas. Quem preferir pode optar por um combinado no almoço (até 14h): 100 gramas de pizza (qualquer sabor), salada e refrigerante de máquina por R$ 19. Outro combinado, só que vale para o dia todo, é um pedaço de pizza de 100 gramas e um refrigerante por R$ 10.

Modelo é inovador, mas exige cuidados, diz especialista

José Sarkis Arakelian, professor de Estratégia de Marketing da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), disse ver no modelo de negócio algo bastante inovador, muito difícil para um segmento tradicional como o de pizzarias.

Por isso mesmo, disse ele, o empreendedor precisa adotar uma estratégia de comunicação também direcionada, deixando bem claro que não se trata de uma pizzaria como as outras.

"Se essa comunicação não ficar clara, os frequentadores podem acabar se frustrando, tornando-se um problema para a evolução do negócio", afirmou o professor. Como exemplo, ele cita que as pizzarias são espaços frequentados normalmente por famílias ou grupos de pessoas que fazem da refeição quase um evento. "Se um grupo desse se deparar com a falta de serviço e o despojamento que a proposta oferece, talvez se sinta insatisfeito por não entender antes o que é oferecido", afirmou.

Outro problema apontado por Arakelian é o custo do produto, que pode ser considerado alto por alguns consumidores quando comparado a uma pizza tradicional. "Há um segmento de consumidor de pizza que não vai entender o conceito. Mas tudo bem. Desde que o empreendedor também saiba que o concorrente dele não é a pizzaria tradicional, mas sim o barzinho descolado da Vila Madalena. Nesse caso, a pizza acaba sendo parte do conceito do negócio, que é oferecer comida rápida e de qualidade."

O fato de funcionar ao longo do dia é apontado como fator positivo. Na opinião do professor, isso ajuda a diminuir o custo de manter um espaço que funciona apenas em tempo parcial – como ocorre com as pizzarias tradicionais.

“Ter conhecimento prévio do negócio também é uma vantagem, pois embora o modelo de negócio seja diferente, o gerenciamento da operação é bastante semelhante. Por se tratar de produto perecível, muito empreendedor iniciante acaba tendo vida curta por desconhecer esse universo. Nesse caso, ele já sai na frente”, disse Arakelian.

Onde encontrar:

Da Mooca Pizza Shop - rua Fradique Coutinho, 154, Pinheiros – São Paulo

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