IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Juros altos afastam empreendedores de empréstimos em banco, mostra pesquisa

Do UOL ,em São Paulo

07/11/2018 16h53

Pegar um empréstimo com um banco é uma realidade distante para a maior parte dos empreendedores brasileiros. É o que mostra a pesquisa Financiamento dos Pequenos Negócios 2018, feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que entrevistou 6.000 donos de micro e pequenas empresas do país entre julho e agosto.

De acordo com o levantamento, 61% dos entrevistados não obtiveram crédito junto aos bancos nos últimos cinco anos e 81% afirmaram que evitam buscar financiamentos nas instituições financeiras. O principal motivo, mencionado por 47%, são os juros altos, além da falta de garantias e de avalistas.

Leia também:

Com difícil acesso a financiamentos convencionais, 54% dos entrevistados afirmaram que negociam o prazo de pagamento de faturas diretamente com fornecedores e 26% disseram recorrer a cheques pré-datados. 

Para 61% deles, o sistema bancário brasileiro é ruim ou muito ruim, a pior avaliação verificada pelo Sebrae em seus levantamentos desde 2013. 

"As altas taxas de juros, a burocracia e o excesso de exigências para tomar um empréstimo são como espantalhos que afugentam as pequenas empresas e impedem que elas busquem os recursos necessários para alavancar o negócio", disse o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

"Na prática, os bancos só estão disponíveis para as médias e grandes empresas, que podem oferecer maiores garantias para os financiamentos." 

Desafio do marshmallow ajuda a desenvolver empreendedores

UOL Notícias