IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança do micro e pequeno empresário na economia cai 9,4% desde janeiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/06/2019 18h18

A confiança do micro e pequeno empresário na economia brasileira caiu 9,4% desde janeiro: de 65,7 pontos no início do ano para 59,5 pontos em maio. Apenas 24% dos empresários deste porte notaram melhora na economia nos últimos meses. Se comparado com maio do ano passado (54,1 pontos), porém, houve um aumento do nível de confiança.

Os dados do Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário foram apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

De acordo com as empresas, o fraco desempenho da economia continua refletindo na retração dos níveis de confiança do micro e pequeno empresariado brasileiro.

Pela metodologia, o indicador CNDL/SPC Brasil varia de zero a cem: acima de 50 pontos, reflete confiança; abaixo dos 50 pontos, reflete desconfiança com os negócios e com a economia. O Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário leva em consideração 800 empreendimentos do setor comércio varejista e serviços, com até 49 funcionários, em todo o país.

51,5% dos empreendedores brasileiros são mulheres

Band Notí­cias