IPCA
-0.04 Set.2019
Topo

Empreendedorismo


ABF terá workshops e game para franqueado na Feira do Empreendedor em SP

Divulgação
Imagem: Divulgação

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/10/2019 17h03

Em parceria com o Sebrae-SP, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) fará a curadoria de conteúdo do Espaço de Franquias da Feira do Empreendedor 2019. Levará ao espaço 32 workshops e um game para ensinar o empreendedor a se tornar um franqueado, com simulações de atividades práticas do dia a dia da gestão de uma franquia.

A Feira do Empreendedor do Sebrae-SP acontece de 5 a 8 de outubro, no Anhembi, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Workshops

Serão oito sessões diárias, com duração de uma hora cada. Cada sessão será conduzida por dois especialistas: um representante de uma marca franqueadora e um consultor associado ABF. As sessões serão divididas por segmentos, como microfranquia, casa e construção, alimentação e serviços, entre outros.

Game Franquias Brasil

O game é dividido em seis módulos:

  • preço, vendas e custos
  • gestão de pessoas
  • atendimento a clientes
  • marketing e merchandising
  • gestão financeira
  • e indicadores de desempenho

Cada módulo possui dez fases, e cada uma tem seus objetivos específicos: como faturar mais, ter lucro e baixar custos, por exemplo.

Em cada fase, o jogador tem o auxílio da ferramenta "Saiba Mais", que apresenta dicas sobre boas práticas de gestão e podem ser aplicadas tanto no jogo quanto no negócio. O participante poderá determinar por quantas fases e cursos quer passar e, se quiser, poderá finalizar o conteúdo em casa.

No final, o participante faz um cadastro para participar dos sorteios: 110 cursos entre presenciais e EaD (Ensino a Distância).

Alerta dos especialistas

Antes de comprar franquia, veja algumas recomendações de especialistas, como não investir todo o seu dinheiro no negócio e ler a Circular de Oferta de Franquia (COF), uma espécie de raio-x da empresa.

Tome cuidado com franquias de baixo valor. Especialistas alertam que um risco comum que se corre ao comprar franquias baratas é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor dos produtos da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso.

Serviço:

Quer saber mais informações e dicas sobre economia e finanças pessoais de um jeito fácil de entender? Siga @uoleconomia no Instagram!

Descomplique: investir em franquia é um bom negócio?

UOL Notícias

Mais Empreendedorismo