Conheça 15 franquias de comida para investir a partir de R$ 25 mil
Você planeja ser dono do seu próprio negócio, mas não sabe em que ramo investir? Para ajudá-lo nessa escolha, vamos te mostrar alguns números do segmento de alimentação e também uma lista com 15 franquias de comida, com investimentos que variam de R$ 25 mil a R$ 250 mil.
Antes de comprar qualquer franquia, lembre que todo negócio tem riscos. Você precisa estudar bem se ela combina com seu perfil, conhecer o mercado e o histórico do franqueador. Veja os cuidados recomendados para quem quer abrir uma franquia.
O segmento de franquias de alimentação faturou R$ 43,8 bilhões em 2021 —7% a mais do que no ano anterior. No primeiro trimestre deste ano, o crescimento do faturamento foi de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados constam de uma pesquisa de desempenho do franchising feita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Confira agora 15 opções de franquias com investimento inicial de R$ 25 mil até R$ 250 mil. As informações foram fornecidas pelas empresas.
1) Nação Verde
É uma rede de franquias especializada em alimentação e produtos naturais (chás, sementes, farinhas, comidas prontas e linha de cosméticos naturais, entre outros).
Criada em 2010, em São Paulo, tem 79 unidades em operação. Os modelos de negócio são home based, micro empório (até 30 m²), cafeteria (de 20 m², 35 m² e 50 m²), smart (até 45 m²) e smart + cafeteria (de 50 m² a 80 m²).
Raio-x
- Investimento inicial: R$ 24,9 mil (home based), R$ 120 mil (micro empório), R$ 120 mil (cafeteria), R$ 145 mil (smart) e R$ 180 mil (smart + cafeteria). Em geral, inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial.
- Royalties: R$ 500 por mês (para todos)
- Taxa de publicidade: isento
- Faturamento médio mensal: R$ 3.500 (home based), R$ 25 mil (micro empório), R$ 45 mil (cafeteria), R$ 65 mil (smart e smart + cafeteria)
- Lucro médio mensal: 18% (micro empório, cafeteria, smart e smart + cafeteria) e 30% (home based)
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses (para todos)
- Site: https://www.nacaoverde.com.br/
2) Mr. Cheney
É uma rede de franquias especializada em cookies tipicamente americanos. Criada em 2005, em São Paulo, a rede tem 87 unidades em operação. São três modelos de negócio: dark kitchen (com foco apenas em delivery e sem salão), quiosque e loja (investimento a partir de R$ 320 mil).
Raio-x
- Investimento inicial: 80 mil (dark kitchen) e R$ 250 mil (quiosque). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro.
- Royalties: 6% do faturamento por mês (para ambos)
- Taxa de propaganda: 2% do faturamento por mês (para ambos)
- Faturamento médio mensal: R$ 25 mil (dark kitchen) e R$ 65 mil (quiosque)
- Lucro médio mensal: de 15% a 20% (dark kitchen) e 20% (quiosque)
- Prazo de retorno: 14 meses (dark kitchen) e 24 meses (quiosque)
- Site: https://mrcheney.com.br/
3) Jack Chicken
É uma rede de franquias de frangos fritos crocantes. Pratos como frango parmegiana e à milanesa estão em fase de teste e implementação. Criada em São Paulo, em 2019, tem sete unidades em operação. O modelo de negócio é loja de rua.
Raio-x
- Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
- Royalties: 5% do faturamento por mês
- Taxa de publicidade: 1,5% do faturamento por mês
- Faturamento médio mensal: até R$ 120 mil
- Lucro médio mensal: 20%
- Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
- Site: https://jackchicken.com.br/contato-franquia/
4) Mordidela Food
É uma rede de franquias de restaurantes, com refeições do café da manhã até o jantar, além de lanches, salgados e churros. Criada em 2013 em São José do Rio Preto (SP), tem 11 unidades em operação. O modelo de negócio é loja.
Raio-x
- Investimento inicial: R$ 109,9 mil inclui taxa de franquia, taxa de instalação e estoque inicial)
- Royalties: R$ 1.200 ou 5% do faturamento por mês
- Taxa de publicidade: isento
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
- Lucro médio mensal: R$ 15 mil ou 25%
- Prazo de retorno: 12 meses
- Site: https://franquiadealimentacao.com.br/
5) Yogoberry
É uma rede de franquias de frozen yogurt (sorvete de iogurte). Criada no Rio, em 2007, tem 23 lojas em operação. A marca lançou em junho o modelo de microfranquias, em formato de carrinho. Outros dois modelos de negócio são quiosque (investimento a partir de R$ 256 mil) e loja (a partir de R$ 429 mil).
Raio-x
- Investimento inicial (carrinho): R$ 125 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
- Royalties: 6% do faturamento por mês
- Taxa de publicidade: 1% do faturamento por mês
- Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
- Lucro médio mensal: R$ 5.000
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
- Site: https://yogoberry.com.br/seja-franqueado/
6) Hermanito
É uma rede de franquias de comida mexicana, como burritos, tacos, nachos e quesadillas. Criada em 2015, em Joinville (SC), tem seis unidades em operação. São quatro modelos de negócio: Quiosco (até 7,5 m²), Tienda (20 m²), Salón (40 m²) e Plaza (70 m²).
Raio-x
- Investimento inicial: de R$ 139,5 mil (Quiosco), R$ 157.450 (Tienda), R$ 194.235 (Salón) e R$ 246.173 (Plaza). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial.
- Royalties: 5% do faturamento por mês (para todos)
- Taxa de publicidade: 2% do faturamento por mês (para todos)
- Faturamento médio mensal: R$ 80 mil (Quiosco, Tienda e Salón) e R$ 100 mil (Plaza)
- Lucro médio mensal: de 15% a 25% (para todos)
- Prazo de retorno: de 12 a 18 meses (para todos)
- Site: https://franquiahermanito.com.br/
7) Calzoon Sucos e Calzones
É uma rede de franquias especializada em calzones (iguaria italiana que se assemelha a uma pizza fechada) com recheios doces e salgados. Criada em 1999, em Joinville (SC), tem 87 unidades em operação. São três modelos de negócio: pocket, express e shopping/rua.
Raio-x
- Investimento inicial: R$ 139,7 mil (pocket), R$ 211 mil (express) e a partir de R$ 212 mil (shopping/rua). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro.
- Royalties: R$ 1.212 ou 5% sobre o faturamento por mês (para todos)
- Taxa de marketing: R$ 300 ou 1% do faturamento por mês (para todos)
- Faturamento médio mensal: de R$ 35 mil a R$ 40 mil (pocket), R$ 60 mil (express) e de R$ 85 mil a R$ 100 mil (shopping/rua)
- Lucro médio mensal: 15% (para todos)
- Prazo de retorno: a partir de 24 meses (para todos)
- Site: www.calzoon.com.br
8) Casa da Empada
É uma rede de franquias de empadas (de 20 sabores salgados e doces) e outros salgados. Criada em 1987, no Rio, tem 24 unidades em operação. Os modelos de negócio são quiosque e loja (com investimento a partir de R$ 275 mil).
Raio-x
- Investimento inicial (quiosque): R$ 140 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
- Royalties: 4% sobre as vendas de produtos
- Taxa de publicidade: 2% sobre as vendas de produtos
- Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
- Lucro médio mensal: 10%
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
- Site: https://ofranqueado.casadaempada.com.br/inicio
9) Top Frozen
É uma rede de franquias de açaíterias, com venda de açaí em copos, taças, barcas, além de outros produtos. Criada em 2009, em Manaus (AM), tem 27 unidades em operação. São dois modelos de negócio: quiosque e loja.
Raio-x
- Investimento inicial: R$ 155 mil (quiosque) e R$ 165 mil (loja). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro.
- Royalties: R$ 1.700 por mês (ambos)
- Taxa de publicidade: R$ 300 por mês (ambos)
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil (quiosque) e R$ 65 mil (loja)
- Lucro médio mensal: de 20% a 25% (ambos)
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses (ambos)
- Site: https://franquiatopfrozen.com.br/
10) AH! Cucaria
É uma rede de franquias especializada em cucas (receita tradicional alemã) doces e salgadas. Criada em Joinville (SC), em 2016, tem três unidades em operação. O modelo de negócio é o standard.
Raio-x
- Investimento inicial: R$ 165,8 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e estoque inicial)
- Royalties: 5% do faturamento por mês
- Taxa de publicidade: 1% do faturamento por mês
- Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
- Lucro médio mensal: de 15% a 25%
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
- Site: http://www.ahcucaria.com.br/
11) Splash Bebidas Urbanas
É uma rede de franquias de bebidas (o carro-chefe é o frappé) e alimentos prontos para o consumo. Criada em 2018, em São Paulo, tem 51 unidades em operação. São dois modelos de negócio: quiosque e loja.
Raio-x
- Investimento inicial: R$ 170 mil (quiosque) e R$ 200 mil (loja). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro.
- Royalties: R$ 2.000 por mês (ambos)
- Taxa de publicidade: 2% do faturamento por mês (ambos)
- Faturamento médio mensal: R$ 35 mil (quiosque) e R$ 45 mil (loja)
- Lucro médio mensal: de 15% a 25% (ambos)
- Prazo de retorno: de 15 a 18 meses
- Site: www.bebasplash.com.br
12) Kekala Custom Picolé
É uma rede de franquias especializada em picolé com recheio. São mais de 300 combinações entre base, recheio e cobertura.
Criada em São Paulo, em 2019, tem 75 unidades em operação. São três modelos de negócio: quiosque, loja e contêiner.
Raio-x
- Investimento inicial: R$ 179,5 mil (quiosque), R$ 194,5 mil (loja) e R$ 215,5 mil (contêiner). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro.
- Royalties: 6% do faturamento por mês (para todos)
- Taxa de publicidade: R$ 450 por mês (para todos)
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil (quiosque e loja) e R$ 80 mil (contêiner)
- Lucro médio mensal: de 15% a 22% (quiosque), de 18% a 35% (loja) e de 15% a 32% (contêiner)
- Prazo de retorno: de 12 a 24 meses (para todos)
- Site: www.kekala.com.br
13) The Waffle King
É uma rede de franquias de fast food especializada em waffles. A empresa segue as receitas tradicionais da Bélgica, mas também desenvolveu sua própria receita de waffle salgado. Criada em 2020, em Gramado (RS), a rede tem 70 unidades em operação. Os modelos de negócios são o "To Go" (pegar e levar, com atendimento ao público e delivery, mas sem consumo no local) e loja (investimentos de R$ 200 mil a R$ 700 mil, dependendo da metragem e da localização).
Raio-x
- Investimento inicial (To Go): R$ 200 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial)
- Royalties: 5% por mês sobre o faturamento
- Taxa de publicidade: 2% por mês sobre o faturamento
- Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
- Lucro médio mensal: 15%
- Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
- Site: www.thewaffleking.com.br
14) Mr. Hoppy
É uma rede de franquias de bares que vendem hambúrgueres, chopes artesanais e petiscos. Criada em 2015, em Curitiba (PR), tem 48 unidades em operação. O modelo de negócio é loja.
Raio-x
- Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
- Royalties: R$ 5.000 por mês
- Taxa de publicidade: isento
- Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
- Lucro médio mensal: 15%
- Prazo de retorno: 12 meses
- Site: https://www.mrhoppy.com.br/
15) Janela Bar
É uma rede de franquias de bares que vendem bebidas, hambúrgueres e porções. Criada em 2017, em Curitiba (PR), tem sete unidades em operação. Os modelos de negócio são loja pocket (no sistema de retirar para levar, sem mesas no local) e loja premium (com consumo no local; investimento inicial de R$ 280 mil).
Raio-x
- Investimento inicial total (loja pocket): R$ 240 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
- Royalties: 5% do faturamento por mês
- Taxa de publicidade: isento
- Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
- Lucro médio mensal: 25%
- Prazo de retorno: 15 meses
- Site: https://www.janelabar.com.br/
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.