Pelo 3º ano consecutivo, Cacau Show lidera ranking de franquias, diz ABF

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Cacau Show, O Boticário, McDonald's, Colchões Ortobom e Lubrax+ são as cinco maiores redes de franquias (em número de operações) do país. O ranking foi divulgado nesta quarta-feira (5) pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) e refere-se a 2024.
10 maiores franquias do país em 2024
- Cacau Show: 4.661 unidades --crescimento de +10,6% em relação a 2023. Este é o terceiro ano consecutivo em que a marca lidera o ranking.
- O Boticário: 3.746 unidades
- McDonald's: 2.704 unidades
- Colchões Ortobom: 2.387 unidades
- Lubrax+: 1.685 unidades
- OdontoCompany: 1.577 unidades
- AM/PM: 1.450 unidades
- Óticas Carol: 1.408 unidades
- BR Mania: 1.310 unidades
- Shell Select: 1.264 unidades
O ranking completo tem as 50 maiores redes de franquias.
Desempenho do setor
O segmento de franquias cresceu 13,5% em vendas em 2024 em relação ao ano anterior. O faturamento total chegou a R$ 273,1 bilhões, ante R$ 240,7 bilhões em 2023, de acordo com a pesquisa de desempenho desse mercado feita pela ABF.
O número de redes se manteve estável, com 3.300 marcas. O volume de empregos diretos gerados pelo setor atingiu cerca de 1,7 milhão de trabalhadores.
Todos os 12 segmentos listados pela entidade em 2024 cresceram. Os três segmentos que tiveram melhor desempenho foram:
- Entretenimento e lazer (+16,6%): A ABF destaca um crescimento de franquias relacionadas a entretenimento, como brinquedos interativos, trampolins, máquinas de ursos de pelúcia, entre outros.
- Saúde, beleza e bem-estar (+16,5%): Para a ABF, o segmento se beneficia do envelhecimento da população, com uma demanda maior por casas de repouso e necessidade de cuidados especializados, e também do maior acesso à telemedicina. Existe ainda uma maior demanda das pessoas por produtos de beleza e pelo autocuidado.
- Alimentação - food service (+16,1%): Entre os motivos, estão o movimento contínuo de retorno ao trabalho presencial, o aumento da massa salarial e o volume de pessoas empregadas, o que favorece as refeições fora do lar e o delivery. A ABF diz que o segmento experimenta também um maior consumo de alimentos de indulgência, o que levou ao crescimento de redes de sorveterias, docerias e marcas especializadas em açaí.
Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando, mesmo com seus impactos da inflação, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro. O resultado foi possível também pelo forte trabalho das redes franqueadoras de fazer ajustes em suas operações e ofertas aos consumidores. Destaco especialmente a busca de eficiência operacional, o avanço da digitalização e o desenvolvimento de mercados fora dos grandes centros.
Tom Moreira Leite, presidente da ABF
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