Jovem de 30 anos cria rede social 'diferentona' e converte solidão em lucro

A empreendedora Nicola Gunby, 30, levantou R$ 3,8 milhões na rodada inicial de investimentos para uma rede social que promete combater a solidão por meio de eventos, criando amizades reais fora das telas.

O que aconteceu

Gunby percebeu a dificuldade de conhecer novas pessoas quando se mudou para Londres, em 2021. Ela é natural de Nottingham, no Reino Unido, e tinha acabado de passar uma temporada na Austrália com seu parceiro, Jason Iliffe.

A viagem internacional rendeu sua primeira experiência como empreendedora. A jovem trabalhava como maquiadora autônoma e criou a AMB Beauty, uma plataforma de gestão de reservas para profissionais de beleza, que foi adquirida parcialmente pela Revolution Beauty.

Ao retornar para o Reino Unido, ela tentou criar contatos em eventos de networking, mas o ambiente corporativo não facilitou as interações. Gunby também recorreu ao Bumble BFF (divisão de amizades no aplicativo de namoro) e grupos de Facebook, mas as comunidades eram "ultrapassadas".

Se sentir sozinho é um sentimento compartilhado por uma a cada cinco pessoas no mundo. É o que mostra uma pesquisa global da consultoria Gallup, revelando que a solidão supera relatos de dor física, preocupação, tristeza, estresse e raiva.

O casal decidiu virar o jogo e criar uma plataforma digital que promovesse conexões na vida real. Eles contrataram uma agência para testar o piloto do aplicativo em universidades britânicas.

Cliq foi fundada em fevereiro de 2023 para conectar usuários, criar comunidades e organizar eventos. A plataforma reúne 100 mil pessoas no mundo, com forte presença nos Estados Unidos, Austrália e Indonésia. "Queríamos criar um modelo híbrido: você se conecta com as pessoas online antes de se conectar offline", explicou Gunby à CNBC.

Investimento inicial ultrapassou a meta da empresa. Quase dois anos após entrar no ar, a rede garantiu £ 528,900 (R$ 3,8 milhões), e uma nova rodada será lançada em breve, segundo a fundadora.

75% dos usuários retornam ao aplicativo semanalmente. Agora, a empresa está criando comunidades com os "maiores influenciadores digitais do Reino Unido" e trabalhando em parcerias com marcas globais.

Continua após a publicidade

Aplicativo funciona até para os mais introvertidos. Reunindo atividades em comum, como arte, fitness ou tecnologia, a rede garante tópicos de conversa entre estranhos que podem se tornar amigos na vida real.

Então você vai a um clube de corrida como um evento social, talvez você seja muito tímido e não queira se abrir, mas você pode falar sobre a corrida. Você vai a um clube do livro. Talvez eu não queira falar sobre mim, mas você fala sobre o livro Nicola Gunby

Plataforma reúne eventos e comunidades diversas. Usuários podem participar de discussões, compartilhar ideias, colaborar com pessoas que dividem o mesmo interesse e criar eventos, desde encontros locais até reuniões de grande escala.

Empreendedora virou inspiração para outras mulheres. O sucesso da plataforma chamou atenção de grandes marcas, como a Samsung, e colocou Nicola Gunby no centro de paineis que promovem a força da liderança feminina.

Todos sabem que menos de 2% do financiamento de capital de risco vai para empresas fundadas por mulheres... Estou em uma missão para mudar isso. Estou muito orgulhosa que Cliq tenha se tornado mais do que apenas um aplicativo - é uma plataforma que capacita qualquer um a começar algo. Nossas métricas estão nas alturas agora, ainda há espaço para crescermos Nicola Gunby, no Linkedin

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.