Rede de cafeterias brasileira quer ter 30 lojas em Portugal

A Splash Bebidas Urbanas, rede brasileira de cafeterias especializada em bebidas e alimentos prontos para o consumo, abriu sua primeira unidade fora do país: em Matosinhos, em Portugal. À frente da franquia está o brasileiro Guilherme Ranzani, 45, que mora em Portugal desde 2018. A meta da empresa é ter 30 franquias lá até 2026.

Como será a expansão em Portugal

Por que começar por Portugal? "Buscamos um parceiro estratégico para iniciar a expansão internacional da marca e encontramos essa oportunidade em Portugal. Além da afinidade cultural, o país tem se mostrado receptivo a marcas brasileiras e ao nosso modelo de negócio", afirma Lucas Moreira, CEO da Splash Bebidas Urbanas.

Escolhemos Matosinhos por ser uma cidade com grande fluxo de turistas, proximidade com a praia e forte hábito de consumo de café, o que se alinha bem à proposta da Splash.
Lucas Moreira, CEO da Splash Bebidas Urbanas

A meta é inaugurar mais 29 lojas em Portugal até o final de 2026. O plano de expansão prevê um investimento total de cerca de R$ 15 milhões. "Esse valor contempla a abertura das novas unidades no país, por meio do modelo de franquias. O investimento é realizado gradualmente, à medida que novas lojas são implantadas em diferentes regiões", diz Moreira.

Master franqueado em Portugal

Ranzani é um master franqueado da marca em Portugal. Ou seja, ele detém a licença da marca Splash Bebidas Urbanas para atuar no país. "Isso significa que sou responsável por toda a operação no país, incluindo a expansão da rede, suporte aos franqueados locais e estratégias de marketing", declara.

Investimento de mais de R$ 1 milhão para se tornar master franqueado. "O investimento feito não foi apenas para a abertura da franquia, mas, sim, para a aquisição da licença da marca e o processo de internacionalização da Splash em Portugal", diz Ranzani. Segundo ele, isso envolveu uma série de etapas estratégicas e operacionais, como homologação de novos fornecedores, testes e aprovação de produtos locais (comidas e bebidas) e desenvolvimento de estratégias de marketing específicas para o mercado europeu, entre outras ações.

Novidade no cardápio em Portugal

Bagel de presunto curado faz parte do brunch na loja da Splash em Portugal
Bagel de presunto curado faz parte do brunch na loja da Splash em Portugal Imagem: Divulgação

A unidade é uma loja de rua. Está localizada a poucas quadras da praia de Matosinhos, um dos principais pontos turísticos da cidade. Foi inaugurada no final de março deste ano. No primeiro mês de operação, a franquia faturou 15 mil euros (cerca de R$ 95 mil, na cotação do dia 12/5).

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Adaptação do cardápio. Produtos portugueses foram incluídos no cardápio. Entre eles, estão a tosta mista de presunto e queijo no pão de Saloio (um pão típico português) e a torta de frango assada com batata chips portuguesa. "O cardápio foi adaptado para incluir opções que dialogassem com os hábitos locais, especialmente com foco em brunch [refeição que combina café da manhã e almoço]", diz Moreira.

Clássicos brasileiros foram mantidos. "Coxinha de frango, empadas e bolo de cenoura com brigadeiro no formato vulcão, que já é um dos favoritos da nossa rede, não poderiam faltar no cardápio", diz Moreira. Mas o produto mais vendido tanto no Brasil quanto na unidade de Portugal é o fraplash, um tipo de frappé com diversas opções de sabores, como café, brigadeiro, paçoca e morango. O fraplash custa a partir de R$ 19,90.

Tamanho da Splash no Brasil

Sabrina Sato é sócia da Splash Bebidas Urbanas
Sabrina Sato é sócia da Splash Bebidas Urbanas Imagem: Divulgação

A Splash Bebidas Urbanas foi aberta em São Paulo, em 2018. Hoje, a rede tem 65 unidades em operação no Brasil. Apenas uma é própria; as demais são franquias.

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Uma das sócias da Splash é a apresentadora Sabrina Sato. "Neste primeiro momento, não foi realizada nenhuma ação de marketing com a Sabrina em Portugal", diz Moreira.

Uma franquia da marca custa de R$ 65 mil a R$ 240 mil. São quatro modelos de negócio: Splash delivery (uma dark kitchen que funciona para pedidos feitos somente por app), quiosque, Splash To Go (loja menor dentro de algum estabelecimento) e loja convencional (de rua ou shopping).

Em 2024, a empresa faturou R$ 40 milhões. O lucro não foi revelado.

Antes, veja aceitação do seu produto

Ter marca no exterior valoriza a sua empresa no Brasil. É o que diz Marcos Stahl, consultor de expansão internacional do Sebrae-SP. "Quando uma empresa tem sua marca fora do país, ela se torna mais competitiva por aqui. Afinal, você leva brasilidade para o exterior, mas também pode trazer para cá os diferenciais que os concorrentes de fora têm. Isso ajuda a empresa a ganhar competitividade aqui", afirma.

Seu produto tem aceitação no exterior? Para Stahl, este é um dos principais cuidados que uma empresa deve ter antes de levar sua marca para o exterior. "Mesmo que o produto da sua empresa seja um sucesso aqui, você deve estudar o novo mercado para ver se ele também terá aceitação por lá", diz.

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Estudar o mercado. Isso envolve entender como funciona o mercado consumidor do outro país e conhecer bem o seu público-alvo e concorrência. "Antes de traçar a sua estratégia de marketing, você precisa de planejamento e pesquisa muito fortes, antes", diz Stahl.

Computar outros custos envolvidos. Segundo o consultor, dependendo dos produtos, a sua empresa precisará atender a uma série de exigências da legislação de outro país, para que as normas locais sejam cumpridas. "Se a empresa precisar alterar um produto ou uma embalagem, o quanto isso vai elevar o custo final deste produto?", diz ele.

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