O maior erro de comunicação que as pessoas cometem, segundo especialista

O maior erro de comunicação que a maioria das pessoas comete é o uso excessivo de jargões corporativos, segundo Bill McGowan, especialista em oratória que já treinou famosos como o executivo Mark Zuckerberg, o ex-jogador Eli Manning e a cantora Mary J. Blige.

O que aconteceu

Menos é mais. Para McGowan, dizer, por exemplo, que quer "socializar uma ideia com seus colegas para fortalecer a colaboração interfuncional", em vez de simplesmente dizer que quer trabalhar juntos para resolver um problema, confunde as pessoas e soa muito artificial.

Normalmente, pessoas que usam jargões e falam de forma muito corporativa, porque aprenderam isso por osmose, não conseguem se conectar com os outros Bill McGowan, em entrevista para a CNBC

Palavras grandiosas e frases corporativas não melhoram o que você está dizendo, diz o especialista. "Na verdade, elas dificultam que o público acompanhe", acrescenta.

Um dos maiores erros que as pessoas cometem é, ao criar o conteúdo para um discurso ou apresentação, sentar na frente de um laptop e escrever tudo. A menos que você trabalhe em TV ou rádio, estilisticamente, você provavelmente está escrevendo para os olhos. Não está escrevendo para os ouvidos. E há uma grande diferença entre os dois Bill McGowan

Escrever um discurso no computador, como se fosse para leitura, usa uma linguagem mais formal e prolixa, inadequada para a fala. "Escrever para os olhos não é o mesmo que escrever para os ouvidos", diz McGowan, comparando a diferença com a forma natural de conversar à mesa de jantar.

Dicas para apresentação

Esboço simples é melhor saída. "Em vez de passar horas escrevendo falas específicas, prepare um esboço mais simples. Pode ser tão minimalista ou detalhado quanto você quiser", diz ele.

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Pessoa deve se gravar fazendo um discurso improvisado, usando apenas o esboço como guia. "Não se preocupe se for cheio de pausas e erros. O objetivo é capturar a forma natural como você falaria, explica.

Depois, transcreva a gravação. Corrija os erros, mas mantenha o estilo e o tom. Isso ajuda você a soar mais casual e conversacional, refletindo como você se expressa instintivamente

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