O maior erro de comunicação que as pessoas cometem, segundo especialista

Ler resumo da notícia
O maior erro de comunicação que a maioria das pessoas comete é o uso excessivo de jargões corporativos, segundo Bill McGowan, especialista em oratória que já treinou famosos como o executivo Mark Zuckerberg, o ex-jogador Eli Manning e a cantora Mary J. Blige.
O que aconteceu
Menos é mais. Para McGowan, dizer, por exemplo, que quer "socializar uma ideia com seus colegas para fortalecer a colaboração interfuncional", em vez de simplesmente dizer que quer trabalhar juntos para resolver um problema, confunde as pessoas e soa muito artificial.
Normalmente, pessoas que usam jargões e falam de forma muito corporativa, porque aprenderam isso por osmose, não conseguem se conectar com os outros Bill McGowan, em entrevista para a CNBC
Palavras grandiosas e frases corporativas não melhoram o que você está dizendo, diz o especialista. "Na verdade, elas dificultam que o público acompanhe", acrescenta.
Um dos maiores erros que as pessoas cometem é, ao criar o conteúdo para um discurso ou apresentação, sentar na frente de um laptop e escrever tudo. A menos que você trabalhe em TV ou rádio, estilisticamente, você provavelmente está escrevendo para os olhos. Não está escrevendo para os ouvidos. E há uma grande diferença entre os dois Bill McGowan
Escrever um discurso no computador, como se fosse para leitura, usa uma linguagem mais formal e prolixa, inadequada para a fala. "Escrever para os olhos não é o mesmo que escrever para os ouvidos", diz McGowan, comparando a diferença com a forma natural de conversar à mesa de jantar.
Dicas para apresentação
Esboço simples é melhor saída. "Em vez de passar horas escrevendo falas específicas, prepare um esboço mais simples. Pode ser tão minimalista ou detalhado quanto você quiser", diz ele.
Pessoa deve se gravar fazendo um discurso improvisado, usando apenas o esboço como guia. "Não se preocupe se for cheio de pausas e erros. O objetivo é capturar a forma natural como você falaria, explica.
Depois, transcreva a gravação. Corrija os erros, mas mantenha o estilo e o tom. Isso ajuda você a soar mais casual e conversacional, refletindo como você se expressa instintivamente
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.