Confira dez dicas de etiqueta para o ambiente profissional

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Não basta saber se vestir, etiqueta empresarial envolve evitar atrasos, ser organizado, não misturar a vida pessoal com a profissional e sabe ouvir os colegas. "Um bom profissional não é só aquele tecnicamente inteligente, é preciso saber se relacionar com as outras pessoas, criar um bom ambiente corporativo. Ninguém trabalha sozinho", afirma Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting. Veja a seguir dez dicas de etiqueta para aplicar no ambiente de trabalho:
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Pontualidade: sempre que marcar um compromisso, organize-se para chegar na hora. Se for atrasar, ligue ou peça para alguém avisar o que houve. Cumprir prazos também é extremamente importante para ser um bom profissional
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Apresentação: use roupas discretas e mantenha a higiene pessoal. Ser cordial e prestativo é outra questão importante. Saiba ouvir os colegas de trabalho e sempre tenha cartões profissionais disponíveis
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Comunicação: cumprimente todas as pessoas que estiverem no local. Busque olhar nos olhos enquanto fala com elas, demonstre atenção e não se distraia durante a conversa. "É preciso tratar as pessoas com igualdade, desde o diretor até quem serve o café", afirma Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting
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Organização: planeje o seu tempo e mantenha a sua mesa organizada. Lembre-se que arquivos e documentos importantes devem estar dispostos de forma que sejam localizados facilmente
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Respeite os colegas: procure falar baixo e evite assuntos que exponham a sua vida pessoal ou de outra pessoa. E lembre-se: fofocas definitivamente não combinam com o ambiente profissional
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Celular: evite ligações pessoais no horário do expediente. Se for necessário, procure um local privado, fale baixo e o mínimo possível. Use um toque de celular discreto ou prefira o modo silencioso
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Redes sociais: muito cuidado com o que você publica na internet. Só divulgue fotos pessoais se elas ficarem restritas a amigos e familiares e não faça comentários sobre a empresa em que você trabalha. "As pessoas utilizam as redes sociais como um desabafo, acabam expondo problemas e esquecem que são uma extensão da própria empresa. É uma questão de bom senso", diz Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting
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Amizade: é importante diferenciar amigos de colegas de trabalho. Por mais que você seja próximo de alguém, na empresa os sentimentos não podem se misturar
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Bom humor: um ambiente de trabalho alegre é importante em qualquer empresa. Apesar disso, tome cuidado com as brincadeiras, entenda e repeite o limite e o espaço de cada um dos seus colegas
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Flexibilidade: é preciso aprender a lidar com imprevistos e saber ouvir opiniões divergentes. O profissional que argumenta e busca soluções deve saber também qual é a hora de ceder. "O ambiente de trabalho deve ser de cooperação, e não de competição", afirma Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting