IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Dúvida: O que responder quando perguntam sobre pretensão salarial?

Do UOL, em São Paulo

04/12/2009 11h00

A maioria das agências de RH perguntam sobre a pretensão salarial quando estamos nos candidatando a uma vaga ou cadastrando o currículo.

O que devo falar, já que eles não aceitam a resposta "a combinar"?

Devo saber quanto o profissional da área ganha? Caso a resposta seja sim, como me atualizar?

 

Imagino que você deva saber sim qual é o salário médio do seu cargo. Se tiver dúvidas, você poderá conseguir esde número na própria internet. Mas você deve ter um número em mente por qual remuneração você está disposto a exercer a função que está sendo oferecida.

 

Mas mesmo sabendo o seu número, antes de propor a sua pretensão salarial, sonde mais e diga que gostaria de saber mais sobre o cargo, caso a empresa ainda não tenha esclarecido todos os pontos: quais são as atribuições, os desafios, as exigências e as metas a serem cumpridas, e depois se há comissões e benefícios.

 

Tudo isso vai ajudar a perceber se o seu número está adequado ou não. Depois disso você poderá falar sua pretensão salarial e, se achar conveniente, deixar claro que há margem para negociação, conforme você tenha a oportunidade de avançar no processo e ir conhecendo mais detalhes sobre as exigências do cargo.

 

Caso sejam similares às de seu emprego atual -- ou anterior, caso esteja sem emprego -- você pode usar como base, respectivamente, seu salário atual -- e nesse caso você provavelmente desejará ganhar mais ou ter mais benefícios, por exemplo -- ou anterior -- você poderá propor um pouco mais, mas a empresa possivelmente apresentará contraproposta, caso tenha interesse em suas qualificações.

 

Marcelo Abrileri, presidente da empresa de recursos humanos Curriculum e especialista em carreira