Bolsas

Câmbio

Análise de currículo: Simplifique o objetivo e vá direto ao assunto

Da Redação

Em São Paulo

O UOL Empregos publica nesta sexta (12) mais uma edição da seção em que especialistas de recursos humanos analisam currículos de internautas. Duas vezes ao mês, consultores sugerem mudanças a um resumo profissional selecionado entre os enviados à Redação.

 

Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br, analisa o resumo profissional de uma internauta que trabalha na área de zootecnia. Os comentários do especialista estão em azul, e os dados da profissional foram retirados do currículo.

 

 

Segundo o especialista, de maneira geral, o currículo apresenta excelente conteúdo com relação à formação, mas pode e deve ser melhorado para tornar-se mais organizado visualmente, fácil e agradável de ler. No objetivo, é possível simplificar o texto e aumentar a fonte, para dar destaque ao que a candidata pretende e qual seu perfil em síntese.

 

"Melhorias visuais seriam, por exemplo, a divisão mais clara das seções, utilizando títulos em negrito e linhas gráficas leves sob cada título para separá-las visualmente, além de uma reorganização na distribuição visual da informação dentro de cada seção", diz Abrileri.

 

Por fim, informações sobre estágios extracurriculares devem ser agrupadas numa nova seção: "Experiências" ou "Estágios Extracurriculares". "Cada um dos estágios se torna um subtópico da seção, como se fossem experiências profissionais, com mês de início e término", completa o especialista.

 

Escolha dos currículos
Para selecionarmos o resumo profissional analisado, buscamos um exemplo que apresente problemas comuns à maioria dos currículos recebidos. Os dados pessoais e os nomes das empresas e instituições são retirados: usamos denominações como empresa A, escola X.

 

Se você quiser enviar seu currículo para análise, mande-o, anexado, ao e-mail uolempregos@uol.com.br, com o assunto "Análise de currículo".

 

Leia mais informações sobre currículos analisados

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos