Bolsas

Câmbio

Análise de currículo: Evite colocar mais de um cargo no objetivo

Da Redação

Em São Paulo

Marcelo Abrileri, presidente da curriculum.com.br, analisa o resumo profissional de uma internauta que trabalha na área administrativa. O especialista alerta que é mais importante destacar a linha com os objetivos profissionais do que os outros dados da candidata, até mesmo o próprio nome. Padrões visuais e textuais devem ser leves para facilitar a comunicação dos dados.

 

 

"Quanto ao objetivo, é importante evitar apontar para mais de um cargo ou área ao mesmo tempo. No máximo três, desde que realmente estejam de acordo com o perfil da candidata. É interessante manter um padrão, evitando misturar cargos e áreas", explica Abrileri.

 

Segundo o especialista, os cursos podem ser exibidos mais ao final do currículo. Quanto à ordem de exibição de cada curso, recomenda-se apresentar primeiro os mais recentes. "Não é recomendado tratar palestras como cursos. E tudo deve ser relacionado aos objetivos pretendidos."

 

Nas experiências, faltaram dados importantes: datas de entrada e saída em cada um dos cargos, em todas as empresas. "Quem seleciona candidatos geralmente verifica estas datas, que dizem muito sobre o tempo de experiência do profissional, além da continuidade e contiguidade das experiências", completa Abrileri.

 

Escolha dos currículos

 

O UOL Empregos publica, duas vezes ao mês, análises de currículos onde consultores sugerem mudanças a um resumo profissional selecionado entre os enviados à Redação.

 

Para selecionarmos o resumo profissional analisado, buscamos um exemplo que apresente problemas comuns à maioria dos currículos recebidos. Os dados pessoais e os nomes das empresas e instituições são retirados: usamos denominações como empresa A, escola X.

 

Se você quiser enviar seu currículo para análise, mande-o, anexado, ao e-mail uolempregos@uol.com.br, com o assunto "Análise de currículo".

 

Leia mais informações sobre currículos analisados

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos