Bolsas

Câmbio

Análise de currículo: Deixe clara a área para a qual pretende se candidatar

Da Redação

Em São Paulo

Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, analisa o resumo profissional de internauta com curso superior incompleto em gestão ambiental.


O objetivo profissional deve auxiliar o selecionador a identificar rapidamente qual o perfil de cargo pretendido pelo candidato. Portanto, é necessário informar uma função ou pelo menos a área desejada.

O profissional demonstra que já desenvolveu em torno de 10 anos de experiência em sua carreira profissional e que, após desempenhar uma série de cargos operacionais, sua carreira voltou-se nos últimos anos para a área de vendas. "Não fica clara, no currículo, a relação deste direcionamento de carreira com o objetivo profissional atual, mesmo porque este último na verdade não foi informado e não está claro. Afinal, este candidato deseja um cargo na área de vendas ou de gestão ambiental?", diz Abrileri.

O internauta procurou criar uma forma de diferenciar seu currículo, incluindo uma frase para reflexão. Segundo Abrileri, dependendo do conteúdo colocado e da interpretação do selecionador, corre-se o risco de não pegar bem.

Para aproveitar melhor o espaço da página, o layout das informações pessoais e de contato foi dividindo em duas colunas. "Em vez da data de nascimento, é interessante colocar a idade. É a informação que geralmente os selecionadores querem saber", afirma o presidente da Curriculum.

Descrições sobre o que o próprio candidato acha de si mesmo devem ser evitadas. Segundo Abrileri, uma das coisas que os que os selecionadores mais observam são candidatos que se autodenominam proativos, dinâmicos, com facilidade de trabalho em equipe. Os diferenciais do candidato devem ser expressos por meio de suas principais realizações e resultados em seu histórico profissional.

Para finalizar, faltou o candidato mencionar se conhece algum idioma estrangeiro. "É possível que ele não conheça um idioma, mas a análise do currículo não poderia deixar de fazer referência a este aspecto", diz Abrileri.

Escolha dos currículos

O UOL Empregos publica, duas vezes ao mês, análises de currículos onde consultores sugerem mudanças a um resumo profissional selecionado entre os enviados à Redação.

Para selecionarmos o resumo profissional analisado, buscamos um exemplo que apresente problemas comuns à maioria dos currículos recebidos. Os dados pessoais e os nomes das empresas e instituições são retirados: usamos denominações como empresa A, escola X.

Se você quiser enviar seu currículo para análise, mande-o, anexado, ao e-mail uolempregos@uol.com.br, com o assunto "Análise de currículo".

Leia mais informações sobre currículos analisados

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos