Bolsas

Câmbio

Análise de currículo: Evite usar siglas e denominações técnicas em suas experiências

Da Redação

Em São Paulo

Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, analisa o currículo profissional de um internauta que está no 3º ano do curso de administração de empresas.

 

 

Primeiramente, Marcelo sugere que o objetivo profissional esteja mais destacado do que o próprio nome do nome do candidato.

"O objetivo em si deve ter grande destaque no currículo, não só para facilitar o trabalho dos recrutadores e selecionadores, mas principalmente para fornecer a possibilidade de uma rápida identificação do perfil profissional oferecido no currículo", explica o especialista.

Layout

A distribuição das informações no currículo dificulta a leitura para o selecionador. É interessante separar os anos de conclusão do conteúdo restante, aliando-os à direita, dispensando também a repetição da palavra "conclusão".


Experiências

 

Quanto à descrição das experiências, Marcelo diz que está bastante técnica e com muitas siglas. Isto pode dificultar a interpretação para quem vai ler, pois nem sempre os selecionadores conhecem estas siglas e denominações mais técnicas.

"A melhor estratégia é traduzir o conteúdo para uma linguagem que qualquer pessoa possa entender. Desta forma, o currículo terá mais chances de despertar o interesse, não importando o perfil do leitor-selecionador. Uma sugestão é elaborar frases de 15 a 25 palavras sobre as principais realizações do profissional", diz o especialista.

Cursos

O currículo está exibindo cursos em dois tópicos. Marcelo explica que seria interessante procurar mais foco na hora de incluir os cursos, porque, de certa forma, numa mesma lista, o profissional coloca um curso de operação de empilhadeiras e outro sobre liderança.

"Ele [candidato] deve apresentar cursos que realmente sejam relevantes ao seu atual perfil e às suas expectativas de carreira no curto prazo. É interessante reuní-las numa só seção.

 

Escolha dos currículos

 

O UOL Empregos publica, duas vezes ao mês, análises de currículos onde consultores sugerem mudanças a um resumo profissional selecionado entre os enviados à Redação.

Para selecionarmos o resumo profissional analisado, buscamos um exemplo que apresente problemas comuns à maioria dos currículos recebidos. Os dados pessoais e os nomes das empresas e instituições são retirados: usamos denominações como empresa A, escola X.

Se você quiser enviar seu currículo para análise, mande-o, anexado, ao e-mail uolempregos@uol.com.br, com o assunto "Análise de currículo".

 

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos