Março é um mês bom para conseguir emprego; saiba onde procurar
A busca por uma nova recolocação no mercado de trabalho faz parte da rotina de profissionais desempregados e também dos que estão empregados, porém insatisfeitos com o trabalho atual. Dependendo da estratégia utilizada, essa busca pode demorar dias ou até meses.
Para Luiz Pagnez, diretor do Emprego Certo, a primeira coisa que o profissional deve fazer quando está em busca de um novo emprego é atualizar e revisar seu currículo e utilizar todos os recursos que estão ao seu alcance.
Melhor momento
Segundo Pagnez, o melhor momento para procurar emprego é quando o profissional está empregado. “Como não necessita de um emprego com tanta urgência, o candidato tem mais tranquilidade para procurar uma nova oportunidade de trabalho”.
Luiz Edmundo Rosa, diretor de Educação da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), explica que período entre os meses de março e outubro são os mais propícios para contratações nas mais diversas áreas.
Cuidados
O profissional que está empregado deve tomar alguns cuidados básicos para não se prejudicar com o atual chefe. Jamais utilize o e-mail particular da empresa para envio de currículos e não comente que está procurando um novo trabalho.
“Quando o profissional está empregado as agências e sites de empregos tomam certo cuidado para que o profissional não seja prejudicado em seu trabalho atual e evitam fazer contato através do telefone comercial, por exemplo”, diz Pagnez.
Preparação
Para o diretor de Educação da ABRH, a maioria dos candidatos que procuram recolocação no mercado de trabalho apresentam despreparo. "Não conhecem a empresa e os serviços que ela oferece”, explica o executivo.
Antes de se candidatar a uma vaga, o profissional deve fazer um estudo sobre a empresa e o cargo para o qual irá se candidatar. Esta é uma iniciativa que o diferencia multidão.
“O profissional deve se valorizar. Não devemos ser só escolhidos, também temos que escolher”, afirma Luiz Edmundo.
DICAS
Networking | Utilize sua rede de relacionamentos. Converse com amigos, parentes e colegas e diga que está procurando um novo emprego.“Networking gera muitas contratações e indicação é o jeito mais forte de se conseguir um novo emprego”, diz Pagnez. |
Sites e agências de emprego | O candidato deve cadastrar e divulgar seu currículo no maior número de sites e agências de emprego que puder. O sites pagos geralmente oferecem um período gratuito. Aproveite. |
Sites de empresas | Grande parte das empresas mantém em seu site o link “Trabalhe conosco” onde recebem currículos ou permitem que o candidato faça um cadastro que ficará armazenado em um banco e poderá ser consultado, caso a empresa necessite contratar novos funcionários ou preencher vagas já existentes. |
Mídias sociais | As mais utilizadas por empresas e profissionais são o Linkedin, Facebook e Twitter. |
Classificados | Atualmente a maioria das empresas utiliza a internet para divulgação de novas oportunidades de trabalho. Apesar de pouco utilizados, os classificados de jornais ainda servem como fonte de busca para novas chances. |
LEIA MAIS
- Arrumar emprego deve ser seu emprego novo; por isso, planeje-se
- Agências de recolocação profissional
- Veja dez dicas para montar um currículo na internet e como se candidatar às vagas na rede
- Como fazer um currículo: excessos comprometem busca pela vaga
- Seção analisa currículos; veja os erros mais comuns
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.