IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Saiba se a sua profissão está entre as dez mais estressantes

Danilo Schramm

Em São Paulo

10/05/2011 11h45

O site americano de empregos CareerCast elaborou um ranking chamado Jobs Rated 2011 que avalia 200 profissões com base nos seguintes critérios: nível de estresse, ambiente de trabalho, demanda física, perspectiva de contratação e remuneração.

Levando em consideração apenas o nível de estresse, o UOL Empregos montou um ranking com as dez profissões mais estressantes:

 

 

 

Brasileiros estressados

De acordo com a Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), 62% da população brasileira economicamente ativa sofre de estresse. Desse total, cerca de 30% apresentam Síndrome de Burnout - estado de exaustão física e mental que pode levar à depressão e até ao suicídio.

Para Ana Maria Rossi, especialista e presidente da Isma-BR , o principal causador do estresse nos profissionais é a falta de tempo devido a sobrecarga excessiva de trabalho. “A pessoa tende a achar que têm a obrigação de ser um profissional multitarefas. Acha que deve fazer muitas coisas ao mesmo tempo e acaba sobrecarregada”, afirma Ana Maria.

A especialista explica que os sintomas do estresse no trabalho são as dores musculares, insônia e a dor de cabeça que, a longo prazo, podem se tornar crônicas.

Dicas

Para a presidente da Isma-BR, o primeiro passo para controlar o estresse é identificar o estímulo causador (conflitos com o chefe, relacionamento com colegas, jornadas excessivas de trabalho, etc) e partir daí, tentar resolvê-lo da melhor maneira possível. "Evite situações que desencadeiam o estresse como conflitos e discussões", diz a especialista.

Segundo Ana Maria, para minimizar os efeitos do estresse também é fundamental manter um estilo de vida saudável: dormir pelo menos 8h por dia, praticar atividades físicas três vezes por semana e ter uma alimentação balanceada.