Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Emprego novo: primeiros dias de trabalho podem determinar seu sucesso; veja dicas

Por Viviane Macedo

Em São Paulo

02/06/2011 07h00

Depois de muito batalhar na busca por um novo emprego, você finalmente conseguiu a posição esperada. Parece até que a parte difícil já passou, não é? Na realidade, os desafios podem ser ainda mais intensos agora, já que você tem de enfrentar os tão esperados primeiros dias na empresa.

Atenção é o ponto principal de um profissional que inicia em nova equipe.  “Radar ligado para tudo. Para o gestor, os pares e, se for o caso, cada profissional que responderá para você”, afirma Gutemberg Macedo, presidente da Gutemberg Consultores - empresa especializada em consultoria de carreira. O motivo de tanta atenção é um só. “Conhecer cada um faz com que você comece a entender as características da organização também”, diz.

As dicas do consultor para estes primeiros dias são discrição e observação. “Ouça mais do que fale, converse com os mais velhos. Entenda como funcionam os processos nesta empresa, mas tenha cautela, você não deve emitir julgamentos, fazer comentários precipitados, é momento de observação”, aconselha. “Sua postura tem de inspirar credibilidade, confiança”, completa Gutemberg, autor do recém-lançado “Fui contratado! E agora?”, pela editora Campus.

 

Veja o que fazer nos primeiros dias na nova empresa

Converse com seu gestor imediatoDiscuta claramente suas responsabilidades e o que ele espera de você. Saiba tudo que está em andamento, o que está pendente e o que é crítico na visão de seu superior.
Converse com profissionais de seu nível hierárquicoAproveite essa conversa para conhecer um pouco do ambiente como um todo.
Reúna sua equipeCaso o seu cargo seja de gestor, reúna todos e converse com o grupo. Isso é bom para que não haja distorções na mensagem. Depois desta primeira conversa, aí sim, converse individualmente, caso seja necessário.

 

Postura

Sua postura é determinante para a imagem que as pessoas farão de você. Gutemberg alerta para um ponto importante: arrogância perde cada vez mais espaço nas organizações, cuidado. “As informações têm uma força muito grande hoje, nenhum tipo de demonstração de arrogância fica escondido", diz. "Fiz outplacement [recolocação profissional] para um executivo que foi demitido nas primeiras 24 horas. Por quê? Simplesmente porque reuniu sua equipe e disse coisas que não foram aceitas. A equipe reclamou ao diretor, que não hesitou em demiti-lo”, compartilha o consultor.

“Ao chegar, você encontrará pessoas que o receberão bem, outras que poderão tentar sabotar seu desenvolvimento na empresa, por isso, cuidado sempre. E nunca se esqueça, hoje em dia você não cresce numa organização sem um mentor, então crie alianças estratégicas”, finaliza Gutemberg.