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Saiba como ser amigo do seu chefe no Facebook sem perder o emprego

William Maia

Do UOL, em São Paulo

20/11/2012 15h07

“Adicionar ou não o chefe nas redes sociais?” Essa é uma pergunta cada vez mais comum em ambientes corporativos, com a popularização de sites como Facebook, Google+, Twitter e Instagram. A dúvida muitas vezes deixa novos funcionários em uma sinuca de bico, afinal nem tudo que postamos nas redes sociais pode ou deve ser visto pelos colegas de trabalho. Mas como se comportar para aumentar o número de amigos no mundo virtual sem perder a privacidade?

Um estudo feito em 11 países pela AVG Technologies – famosa pelo antivírus de mesmo nome – buscou uma resposta. Foram ouvidos jovens trabalhadores entre 18 e 25 anos em países como Estados Unidos, Alemanha e Japão. Desses entrevistados, pelo menos um quarto declarou ter relação de amizade com os chefes nas redes sociais.

O estudo apontou algumas dicas essenciais para um bom convívio profissional na rede, para você estabelecer laços virtuais e aproveitar as oportunidades de crescimento profissional criados pelo “networking” das redes. Veja abaixo:

1. Não poste quando estiver com raiva – Um a cada oito entrevistados revelou ter postado comentários ofensivos no Facebook em relação à empresa em que trabalha ou ao próprio chefe após um dia ruim de trabalho. Isso também pode ser um problema para conseguir emprego no futuro, caso um empregador queira “conhecê-lo” por meio de seu perfil na rede social e veja posts ofensivos. Pare e pense: você se sentiria à vontade para dizer em voz alta no escritório o que está pensando em publicar? Se a resposta for não, não poste.

2. Use suas opções de privacidade – Mas se você quer manter a liberdade de dizer o que pensa sem se expor no Facebook, há uma solução para os seus problemas: é possível distinguir grupos ou pessoas específicas que não recebem todas as suas atualizações, ou ainda bloquear determinadas pessoas – chefes ou colegas de trabalho – em certos posts. No Japão e na República Checa, mais de 70% dos entrevistados disseram colocar colegas de trabalho em listas de restrição.

3. Respeite as regras – Muitas empresas têm restrições de acesso e regras de conduta para seus funcionários nas redes sociais. Naquelas em que simplesmente é proibido entrar no Facebook, Twitter, Google + etc., não há o que fazer. Mesmo que não haja uma razão clara para o veto, regras são regras. Acostume-se com a ideia de manter contato com seus amigos fora do horário de expediente. O mesmo vale para as empresas que recomendam aos funcionários não comentar temas relacionados ao trabalho ou pedem discrição nas redes sociais. Use o bom senso: tome cuidado ao postar fotos potencialmente constrangedoras da festa da empresa.

4. Limpe seus rastros – Pelo menos 43% dos entrevistados fizeram uma “varredura” em sua vida passada nas redes sociais recentemente. Isso é importante, por exemplo, para quem já está na internet desde a adolescência e tinha blogs, fotologs e contas de outras redes sociais em desuso. Você não acessa, mas elas continuam disponíveis, com opiniões que não necessariamente você apoiaria hoje. Também é valido fazer um busca no Google por registros com o seu nome. Nunca se sabe o que podem ter escrito sobre você na internet. Tente olhar seus perfis nas redes sociais sob a perspectiva de um empregador.

5. Escolha bem suas fotos – Cerca de 300 milhões de fotos são postadas todos os dias no Facebook, e com o crescimento do Instagram – rede social de compartilhamento de imagens – está cada vez mais tentador “compartilhar momentos” com os amigos na internet. Mas cuidado! Se você não protege suas publicações, fique atento para não deixar seu chefe saber que você viajou no fim de semana e por isso não terminou aquele relatório atrasado. E, claro, escolher bem a foto do perfil é fundamental.