IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Procurar contatos só quando precisa é pecado do 'networking'; saiba mais

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Mariana Bomfim

Do UOL, em São Paulo

29/10/2014 06h00

Você está desempregado e quer avisar sua rede de contatos que está disponível para entrevistas. Começa, então, a enviar e-mails e mensagens no Facebook para ex-colegas de faculdade e de trabalho e ex-chefes, mesmo aqueles com quem perdeu contato ao longo dos anos.

Se você se identificou com a situação acima, é hora de rever a maneira como está fazendo “networking”. Procurar seus contatos apenas quando precisa deles é um dos pecados capitais do processo e pode lhe dar fama de interesseiro.

“O bom ‘networking’ é focado numa relação de troca”, diz a consultora de carreira da Luandre Vanessa Maciel. “Você precisa cultivar vínculos com os outros e estar disponível para eles.”

O conselho não vale só para quem está procurando emprego. O “networking” também é fundamental para o desenvolvimento na carreira.

“Quando o profissional se deixa engolir pelo dia a dia e não cultiva contatos, acaba ‘preso’ na sua empresa, sem saber o que acontece no resto do mundo”, diz Isis Borge, gerente de divisão da Robert Half.

Muitos reconhecem a importância do "networking", mas têm dúvidas sobre como fazê-lo sem parecer puxa-saco ou interesseiro. O UOL conversou com Maciel, Borge e Susana Falchi, CEO da HSD Recursos Humanos, e reuniu dicas que podem ajudar no processo. Veja a seguir.