IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Evite camisa de futebol, decote e roupa justa no trabalho; veja 11 dicas

Reinaldo Gama/UOL
Imagem: Reinaldo Gama/UOL

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

19/11/2014 06h00

Você é daqueles que se preocuparam com o jeito de se vestir para ir à empresa em que trabalha apenas na entrevista de emprego? Pois saiba que o modo como você se veste pode influenciar o futuro da sua carreira.

"O estilo pessoal ousado, mesmo em uma empresa mais liberal, pode chocar", afirma Magda de Paula, que treina profissionais para o mercado de trabalho no Instituto Brasileiro de Coaching. "Com o clássico, você não erra".

Essa também é a visão de Vanessa Barone, jornalista e consultora de imagem, autora do livro "Descomplique! - um Guia de Convivência e Elegância". Ela diz que a melhor opção para o ambiente de trabalho é sempre estar adequado aos colegas e à empresa.

"O profissional tem que preencher a ideia visual que aquele trabalho passa". Se é um vendedor no varejo, por exemplo, ela diz que tem que se vestir como tal, para passar confiança ao cliente.

Chamar atenção no ambiente profissional sempre é importante. Mas o melhor é que isso aconteça por causa da qualidade do trabalho, e não pelo modo como se apresenta.

Por isso, ser discreto é sempre o melhor. Evitar roupas sensuais ou acessórios que chamem muito a atenção. O mesmo vale para roupas de times de futebol.

O UOL reuniu essas e outras dicas das especialistas, que podem ajudar o profissional a evitar armadilhas na hora de se vestir para trabalhar.