IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quer mudar de carreira, mas acha que passou da idade? Veja 5 dicas

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

02/12/2014 06h00

O japonês Taikichiro Mori, que foi dono de uma construtora em Tóquio, ocupou o topo da lista da Forbes de pessoas mais ricas do mundo em 1991 e 1992.

Quando morreu, em 1993, tinha 88 anos e um patrimônio estimado em US$ 13 bilhões, o dobro do que tinha Bill Gates, americano mais rico na época. Mas esse império só começou a ser erguido quando Mori estava com 55 anos. Antes disso, ele era um professor universitário de economia. 

O exemplo dele mostra que nunca é tarde para mudar de área de trabalho. 

"Pode acontecer no início da carreira, ou aos 40, 60 anos. O importante é monitorar se o rumo que está seguindo é coerente com seus objetivos de vida", afirma o professor Marco Antônio Teixeira, coordenador adjunto do SOP-UFRGS (Serviço de Orientação Profissional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

"Hoje em dia, a longevidade é maior. Um profissional de 60 anos pode estar no auge da sua capacidade e com uma expectativa de viver mais 20 anos ainda", afirma Marcos Aurélio de Araújo Ferreira, sócio da consultoria de carreiras Formare Associados.

Aceitar o seu desejo, no entanto, não é fácil. Segundo o professor Teixeira, as privações depois dessa decisão podem ser frustantes, já que iniciar uma nova carreira leva tempo, dinheiro e esforço emocional.

O desejo de ir para outra área, porém, não significa que se fez uma escolha errada no passado. Pode ser uma mudança nas prioridades da vida. "Todos mudam ao longo dos anos. A pessoa pode encontrar novas prioridades ou atingir uma estabilidade e não se sentir mais desafiada", afirma Teixeira.

Achar atalhos

Os anos de experiência em uma área podem servir para encurtar caminhos na nova carreira. Segundo Marcos Aurélio Ferreira, quando o profissional identifica competências adquiridas ao longo dos anos, pode avançar muito rápido.

Por isso, é importante reconhecer suas virtudes. "Relembre circunstâncias que foram um desafio, que competências usou para resolvê-las, por quanto tempo a solução dada gerou resultados e a sensação de realização pessoal que trouxe".

Ele diz que, normalmente, essas qualidades são aquelas que, quando alguém pergunta "nossa, como você consegue fazer isso?", sua resposta é "isso é básico".

Com as competências definidas, é mais fácil ver em que áreas poderá aplicá-las e quais funções poderá exercer com mais facilidade.

Confira dicas dos especialistas ouvidos pelo UOL para mudar de carreira, mesmo quando achar que está velho demais para isso.