Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Teste mostra que funcionário você é: estrela, vaca leiteira ou abacaxi?

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

27/02/2015 06h00

Há pouco tempo, antes de perder sua fortuna e enfrentar problemas na Justiça, Eike Batista era um profissional estrela. Seu sucesso era inegável e todos os seus investimentos davam muito retorno. Hoje, poucos gostariam de fazer negócios com ele. Virou um abacaxi.

A análise é da consultora de carreiras Dolores Affonso, que usa uma técnica para classificar os profissionais em quatro perfis: estrela, ponto de interrogação, vaca-leiteira e abacaxi.

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://economia.uol.com.br/quiz/2015/02/23/voce-e-um-funcionario-estrela-interrogacao-vaca-leiteira-ou-abacaxi.htm')

Segundo ela, a técnica é baseasa na Matriz BCG, análise desenvolvida nos EUA nos anos 70 para classificar os produtos de uma empresa, dos que vendem mais e fazem sucesso até aqueles encalhados, os tais abacaxis.

"O objetivo da Matriz BCG era dividir os produtos da empresa de acordo com seu ciclo de vida. Eles passam por determinados estágios, do lançamento até o declínio, quando saem do mercado", afirma Dolores Affonso. "Tive a ideia de aplicar a mesma análise para definir funcionários".

Segundo ela, é muito comum um profissional em início de carreira ser um ponto de interrogação. Esse tipo de trabalhador possui habilidades e ambições, mas pode ter problemas para encontrar seu lugar. Ele tem dificuldade de transformar suas competências em resultados.

Com foco, ele pode se tornar um estrela, mas se não ficar atento é capaz de virar um abacaxi.

O profissional "estrela" é aquele com ótimo desempenho, que cumpre e ultrapassa metas. Está sempre buscando crescimento e desenvolvimento profissional.

Quando fica acomodado, o estrela pode virar um vaca-leiteira. Segundo a consultora, é aquele profissional mais experiente, que já está há certo tempo na empresa, domina os processos e tem bom desempenho. Mas tem dificuldade para inovar e resistência para se aprimorar.

Esse comodismo pode levar o trabalhador a se tornar um abacaxi. São os funcionários que não rendem e causam mais problemas do que apresentam soluções. São diversos motivos que levam um profissional a ser um abacaxi, como a insatisfação com seu trabalho, a falta de reconhecimento de superiores ou mesmo problemas pessoais.

A qualificação pode ser usada, inclusive, para definir o desempenho de empresas, como a Petrobras. "No início, ela era um 'ponto de interrogação'. Com o tempo, foi encontrando oportunidades de mercado e se tornou uma estrela. Hoje, com a má gestão, é uma vaca-leiteira, e periga virar um abacaxi", afirma Dolores Affonso. 

Ela também diz que nem todos os trabalhadores passam pelos quatro estágios, mas é comum transitar entre um e outro ao longo da carreira. Para ela, a atenção ao seu momento profissional e a busca pelo aprimoramento e satisfação são as chaves para alcançar as estrelas e afastar a possibilidade de virar um abacaxi.

O teste foi desenvolvido por Dolores Affonso com exclusividade para o UOL.