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Veja cinco ações para motivar sua equipe (sem precisar pôr a mão no bolso)

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Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

31/03/2015 06h00

As pessoas trabalham para conseguir dinheiro. É difícil fugir dessa regra do mercado. Mas não é apenas incentivo financeiro que vai garantir o melhor desempenho dos profissionais. Além disso, nem sempre é possível dar bônus e aumentos de salário, principalmente em tempos de crise.

Ser capaz de motivar a equipe e estar atento às suas necessidades é qualidade essencial para um líder. "Muitos são capazes de administrar coisas e atingir resultados, mas liderar pessoas não é para qualquer um", afirma Geovana Magalhães, gerente de desenvolvimento de lideranças e engajamento da LHH, consultoria especializada em carreira.

Segundo ela, primeiro o líder tem de estar atento ao que motiva cada pessoa, abrindo um diálogo muito franco com os subordinados, para perceber e perguntar de forma direta o que as pessoas apreciam, o que as deixam motivadas e mais felizes.

"Cada pessoa se motiva por uma razão diferente. Para algumas é dinheiro, outras querem liberdade de atuação, qualidade de vida ou grandes desafios para que possam se desenvolver", afirma.

Saber o que estimula cada pessoa é o primeiro passo. Confira outras cinco ações básicas para manter a equipe sempre em busca do melhor resultado.

Reconhecer

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A primeira medida para motivar a equipe pode ser a mais simples: reconhecer o sucesso e o bom trabalho. "O ser humano não é nada sem reconhecimento", afirma Jonas Duarte, sócio-diretor da Crescimentum, consultoria especializada em desenvolvimento de líderes.

Como resolver isso? No dia a dia, pode ser o elogio e o retorno em uma avaliação, conhecido na linguagem corporativa como feedback.

Mas outros gestos também podem mostrar sua satisfação. "Se o profissional desenvolveu um determinado projeto e o chefe o leva junto na hora de defender [esse trabalho] para a diretoria, ele se sente valorizado", afirma Geovana Magalhães.

Inspirar

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Liderança é incentivar, cobrar e passar funções, mas também inspirar sua equipe, sendo um modelo. "[O chefe] precisa ter coerência entre o que fala e o que faz", afirma Geovana Magalhães.

É preciso também que sua equipe entenda os valores e missões da companhia ou de sua área. "É comum o funcionário estar trabalhando e não saber o objetivo, a missão dentro da empresa", diz Jonas Duarte.

Segundo ele, o gestor deve falar individualmente com cada funcionário, para entender se os valores e objetivos da empresa estão de acordo com o funcionário. E não basta que aconteça apenas na hora em que ele é contratado. "Isso tem de ser lembrado mensalmente, se possível", afirma Duarte.

Delegar

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Sabe o ditado "se quer algo bem feito, faça você mesmo"? Pois então, um bom líder não deveria dar ouvidos a ele. Centralizar tarefas é uma opção ruim. Saber delegar funções é uma habilidade essencial do bom chefe.

"Delegar funções que o líder entende que seu funcionário pode fazer é uma forma de motivar", afirma Duarte. "O profissional  naturalmente vai se sentir reconhecido".

Desafiar

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A rotina e mesmice podem ser outros fatores que destroem a motivação do funcionário. Cabe ao gestor, também, colocar desafios e tarefas novas à sua equipe, que fujam da atividade normal de cada um.

O líder deve saber se o funcionário gosta de se sentir desafiado e é capaz de desempenhar a tarefa, mas a ideia, afirma Duarte, é justamente desafiar seu profissional.

"É um obstáculo, no bom sentido, para que o funcionário consiga se conhecer. Quando ele percebe que fez algo diferente, que não fazia, se sente motivado", afirma.

Ouvir

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Os profissionais desejam ser ouvidos. "A participação das pessoas nas soluções também motiva os grupos. Mas não basta escutar. Tem de ouvir e considerar aquela resposta como uma possibilidade real", afirma Geovana Magalhães.