Bolsas

Câmbio

EAD - Ensino a Distância

Sem tempo para aprender? Veja como a educação online pode ajudar a carreira

Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

A opção pela educação a distância tem crescido entre aqueles que procuram o ensino superior, inclusive em universidades tradicionais. No mundo corporativo, o desenvolvimento de carreira utilizando meios online também tem ganhado atenção em um mercado competitivo, onde profissionais têm cada vez menos tempo.

Segundo especialistas consultados pelo UOL, essa continua sendo a principal razão para optar por métodos online de educação, além da comodidade.

Para Luciano Sathler, diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), as mudanças nos processos de trabalho são muito rápidas, fazendo com que os profissionais precisem estar praticamente em um treinamento constante, o que seria impossível em cursos tradicionais. "Com o método online, é possível aprender até sem sair do espaço de trabalho e na hora que precisa", afirma.

Games e redes sociais

Getty Images

O rápido avanço tecnológico provocou mudanças nas ferramentas usadas nesse tipo de educação. Hoje empresas desenvolvem vídeos, games e até redes sociais específicas para treinar seus funcionários, onde eles podem trocar experiências.

Levantamento divulgado pela Ciatech, empresa do grupo UOL especializada em treinamento corporativo a distância, aponta essas possibilidades tecnológicas como tendências para o futuro.

"Os funcionários podem aprender uns com os outros no meio digital. Isso é relativamente novo. Redes sociais eram vinculadas a diversão, mas hoje também são focadas no ambiente profissional", afirma Rodrigo de Godoy, gerente de treinamento corporativo da Ciatech.

Um exemplo do uso de tecnologias diferentes na educação é o do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que oferece cursos a distância gratuitos com games. Entre os objetivos estão ensinar pesquisa de mercado, identificar o perfil do cliente e dar noções de empreendedorismo.

Instituições internacionais com cursos gratuitos

Getty Images

Diversas instituições do mundo todo oferecem cursos online, inclusive gratuitos. Muitas delas estão reunidas no Open Education Consortium (consórcio de educação aberta).

No Brasil, a FGV (Fundação Getulio Vargas) faz parte do consórcio, oferecendo cursos como "Introdução à Administração Estratégica", "Ética Empresarial" e até mesmo "Como Planejar a Aposentadoria", "Como Organizar o Orçamento Familiar" e "Como Fazer Investimentos - Básico". 

Cursos gratuitos online
  • Open Education Consortium
    www.oeconsortium.org/providers
  • Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
    https://www.ead.sebrae.com.br/
  • FGV (Fundação Getulio Vargas)
    http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

Coaching a distância

Reprodução/Gizmodo

Outra modalidade de desenvolvimento profissional que está ganhando espaço são os coachings a distância.

Felipe Maluf, sócio-diretor da YCoach, empresa que oferece o serviço, afirma que atualmente 20% a 30% das pessoas que atendem fazem coaching utilizando ferramentas de vídeo, como o Skype. Alguns clientes estão em outros países, e o coach nunca chegou a vê-los pessoalmente.

Mesmo assim, ele defende que a experiência presencial é mais rica. "A relação humana é insubstituível", afirma. "A tendência [da demanda por online] é aumentar. Mas o coaching a distância é para quem não tem outra opção. Enquanto estiver na minha alçada, vou fazer de tudo para que os encontros sejam presenciais, porque são mais prazerosos e produtivos".

Resistência do mercado

ThinkStock

Principalmente no mercado de educação formal, como em universidades, os cursos a distância ainda enfrentam barreiras e desconfiança. Sathler acredita que no mundo corporativo essas dificuldades são menores, porque os cursos voltados para empresas são livres e mais específicos.

Para Rodrigo de Godoy, a barreira tende a diminuir. "É o mesmo caminho pelo qual passaram as compras online ou o acesso a bancos via internet. Pessoas que utilizavam esses serviços eram vistas como corajosas, hoje isso é banal".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos