IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Está infeliz no trabalho? Veja 5 sinais de que é hora de mudar de emprego

Do UOL, em São Paulo

03/06/2015 06h00Atualizada em 03/06/2015 12h24

Será que devo mudar de emprego? Essa é uma pergunta que passa pela mente da maioria dos profissionais em um momento ou outro da carreira, principalmente quando não estão contentes com o trabalho.

Se a insatisfação com o trabalho chegar, a primeira atitude é tentar resolver a questão sem precisar tomar atitudes drásticas. Por exemplo, pode ajudar ter uma conversa com o chefe ou o RH, ou pedir para mudar de área.

Quando a situação é mais complicada, porém, apenas a troca de emprego vai resolver a questão, afirma Roberto Santos, da Ateliê RH, consultoria de desenvolvimento humano. Como é possível saber se esse momento chegou? Segundo Santos, com a clássica lista de prós e contras.

É o consultor quem indica alguns sinais de que está na hora de mudar de emprego. Clique nas fotos abaixo para conferir.

Mudanças são motivadas pela emoção, diz especialista

Segundo Roberto Santos, as pessoas tendem a preferir ficar no emprego mesmo quando estão infelizes, situação que se agrava durante crises econômicas no país.

"Qualquer profissional, não importa a idade, tem a segurança no trabalho como uma prioridade para sua qualidade de vida, de acordo com a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos)", afirma.

Ele diz que mudanças na carreira, em geral, são motivadas por fatores emocionais, como o medo da incerteza, e não racionais.

Ficar insatisfeito pode ser tiro no pé

Para ele, ficar em um trabalho mesmo quando está insatisfeito pode ser uma escolha errada, porque o próprio desempenho é afetado.

"Quando pesa tanto para o lado negativo, o profissional fica infeliz e desmotivado. É o tipo de coisa que só tende a piorar, não se resolve por si. É melhor sair antes que fique com a reputação negativa no mercado".

Erros de quem está há muito tempo no mesmo emprego