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Tem medo de negar pedidos do chefe? 5 formas de dizer 'não' no trabalho

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Imagem: Orlando/UOL

Do UOL, em São Paulo

12/06/2015 06h00

No ambiente de trabalho, dizer "não" a uma tarefa pedida pelo chefe ou a um convite de colegas pode ser um desafio. 

"Dizer 'não' é muito difícil para as pessoas em geral, mas isso é muito mais perceptível no ambiente corporativo", afirma o coach Jaques Grinberg Costa. "Isso é um grande erro. As pessoas precisam aprender a dizer 'não'."

Sergio Lima, psiquiatra da Clínica Spatium e especialista em psicologia social, afirma que o medo de negar pode levar a problemas maiores. "Existe uma demanda grande para que o indivíduo tenha uma espécie de perfeição, esteja sempre disponível", afirma Lima. "Muitas vezes, essa demanda leva ao estresse, que pode causar depressão ou crises de pânico".

Para Jaques Grinberg Costa, apesar de ser muito importante aprender a recusar pedidos no trabalho, a palavra "não" é agressiva. Por isso é necessário aprender a negar, sem causar um mal-estar em quem faz o pedido. Confira estratégias para fazer isso.

Pense antes de responder

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Imagem: Getty Images

Nem todos os pedidos ou propostas precisam ser respondidos na hora. Às vezes, há tempo para refletir e decidir se quer ou não aceitá-lo.

Se for uma dessas situações, não tenha medo de pedir para dar uma resposta depois. Assim, é possível decidir com mais certeza e pensar na melhor forma de negar, sem causar problemas.

Devolva com uma pergunta

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Imagem: Marcos Inoue/UOL

Uma das formas de responder ao pedido, segundo Jaques Grinberg Costa, é devolver o pedido com uma pergunta. Assim, se estiver sobrecarregado e o chefe pedir que pegue mais uma tarefa, explique e descreva os projetos que está tocando, perguntando, na sequência, qual delas é a prioridade.

Apresente soluções

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Imagem: Thinkstock

Ao negar, já apresente uma outra solução para o problema. "A grande dificuldade das pessoas é achar soluções alternativas. O 'não' seco é usado porque as pessoas não querem ter o trabalho de pensar em alternativas", afirma o coach. Ele diz que o "não" deve sempre vir acompanhado do "mas" ou do "porém".

Isso vale na relação com clientes, por exemplo, quando pedem algo impossível ou que está fora da capacidade da empresa. Nesse caso, pode dizer: "Não conseguimos atendê-lo dessa forma, mas posso apresentar outras soluções", descrevendo-as em seguida.

Seja direto e sincero

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Imagem: Getty Images

Se é pedido algo que você não sabe fazer, não adianta enrolar. Seja direto, perguntando se alguém poderia ensiná-lo ou se é possível fazer um curso sobre o assunto no futuro.

Deixar para depois ou, pior, mentir, só vai trazer mais problemas. "Não tem de ter medo de falar que não está preparado. O verdadeiro líder vai respeitar isso", afirma Costa.

Veja o que cada pessoa é para você

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Imagem: Thinkstock
 

Em casos de convites para ocasiões sociais entre colegas de trabalho, como um happy hour ou festa de aniversário, o medo é cortar relações ou passar uma imagem de antissocial. Segundo "O Livro do Não" (Editora Pensamento), de Susan Newman, se não quiser ir a um aniversário, pode pelo menos participar da vaquinha para o presente.

Newman aconselha a definir quais pessoas são importantes para a sua posição dentro da empresa e quais são consideradas amigas, para ajudar a saber a que eventos deve ir ou não.

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