IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bagunça afeta produtividade; veja 6 dicas para arrumar mesa de trabalho

Do UOL, em São Paulo

01/07/2015 06h00Atualizada em 27/09/2017 17h59

Se você está lendo essa notícia durante o expediente, em um escritório, pare e olhe para o lado. Provavelmente vai ver a mesa de um colega com pilhas de papéis e material espalhados, talvez até um copo sujo de café ou embalagem de bala jogados. Isso, se essa mesa bagunçada não for a sua.

Leia a seguir seis dicas para manter a mesa de trabalho arrumada (no fim deste texto, veja os tópicos detalhados):

  • Diminua a quantidade de papéis
  • Guarde os objetos em gavetas ou arquivos
  • Arquive documentos que não usa há mais de um ano
  • Cuidado ao enfeitar demais a mesa de trabalho
  • Não deixe embalagens de comida em cima da mesa
  • Separe alguns minutos no final do dia para arrumar a mesa

"A maior parte dos espaços de escritório são compartilhados, não são particulares. Os funcionários compartilham mesas ou ficam separados por pequenas divisórias", afirma a consultora de comportamento profissional Maria Inês Borges da Silveira. "Por isso, a pessoa deve ser muito organizada. A mesa deve ser limpa, não pode ser uma extensão da sua casa".

Em uma enquete da empresa de recrutamento Robert Half, 32% dos 300 diretores de RH consultados disseram que questionam habilidades e eficácia na organização de pessoas com mesas bagunçadas.

A maior parte, 59%, é indiferente em relação a isso e 9% acreditam que esse tipo de desorganização é sinal de uma pessoa criativa.

Ainda que a enquete tenha mostrado uma despreocupação maior dos gestores com o tema, a Robert Half avalia que a opinião dos chefes que não gostam de desorganização deve ser levada em conta, principalmente em um mercado de trabalho muito competitivo. Organizar os materiais de trabalho pode aumentar a produtividade.

Confira no álbum acima seis dicas, elaboradas pela Robert Half, para manter sua mesa sempre organizada.