Bolsas

Câmbio

Estudante de Engenharia de BH cria currículo animado e vira sucesso na web

Renata Tavares

Colaboração para o UOL, em Uberlândia

  • Arquivo pessoal

Como fazer seu currículo chegar a um grande número de pessoas? A estudante de Engenharia Civil de Belo Horizonte Luiza Messeder, 22, conseguiu atingir esse objetivo de uma maneira inusitada: criou um GIF, uma imagem animada compartilhada nas redes sociais, que caiu no gosto de internautas.

Reprodução

Quem teve a ideia e fez a montagem com fotos publicadas em redes sociais foi um amigo dela, o publicitário Davi Maia Rocha, 28, especialista em marketing digital. Ele diz que foi uma forma bem-humorada de expor as qualidades profissionais da amiga e, assim, ajudá-la a conquistar uma vaga de trabalho ou de estágio em construção civil.

A publicação foi no dia 5 de janeiro. Ela diz que, depois que o GIF foi muito compartilhado, recebeu algumas propostas de trabalho, mas preferiu não revelar quantas, e que tem uma entrevista agendada. Além disso, os dois dizem que não param de atender jornalistas de diferentes veículos de comunicação de todo o Brasil.

"Eu achei engraçado quando vi, mas não imaginava que tomaria a proporção que tomou. Eu sempre ressalto que o GIF foi em tom de brincadeira, mas que a minha busca por emprego é séria e verdadeira", afirma Luiza.

Ela diz que teve receio de que os gestores das empresas não a considerassem uma profissional séria. "A gente sabe que foi uma forma bem-humorada feita pelo meu amigo, mas algumas não interpretam dessa maneira e acabam criticando."

Ideia surgiu após post no Facebook

Tudo começou em dezembro do ano passado, após Luiza terminar um estágio e começar a procurar por uma nova oportunidade. A estudante afirma que já tinha distribuído currículos para algumas empresas, mas decidiu publicar no Facebook que estava em busca de trabalho.

"Escrevi um texto pedindo para que os meus amigos me indicassem para vagas caso soubessem de algo porque eu quero trabalhar na área", disse.

Foi nesse post que Davi Rocha viu a oportunidade de brincar com o pedido da amiga usando as fotos dela em canteiros de obra. "Eu sempre fiz esse tipo de brincadeira com meus amigos. Quando vi o pedido da Luiza, já pensei na hora em fazer o GIF para ajudá-la e mostrar para nossos amigos, mas não imaginava que as pessoas pudessem gostar tanto da ideia", disse.

Publicitário recebeu pedidos para fazer GIF

Davi Rocha, que tem uma agência de marketing digital, disse que recebeu mais de 300 solicitações de amizades no Facebook, além de pedidos por e-mail para que fizesse o mesmo tipo de "currículo" para outras pessoas.

"Eu trabalho com peças para web e GIF é uma delas. Mas esse tipo de pedido (para fazer currículos animados) eu estou recusando porque acredito que ele não substitui o currículo tradicional."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos