IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Feira grátis na USP usa realidade virtual para treinar candidatos a trainee

Tela do game de realidade virtual que estará na Feira de Recrutamento e Carreira, na USP  - Reprodução
Tela do game de realidade virtual que estará na Feira de Recrutamento e Carreira, na USP Imagem: Reprodução

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/05/2018 04h00

O processo seletivo para ser trainee ou estagiário numa grande empresa é disputado e difícil. A 17ª Feira de Recrutamento e Carreira, na USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo, promete treinar os candidatos de graça. Vai haver até games de realidade virtual para tentar ajudar a vencer esse desafio. Algumas empresas também farão seleção de verdade durante o evento.

Segundo Thais Carballido, da organização do evento, são dois games diferentes: um de preparação do processo seletivo e outro de aproximação com as empresas. Em ambos, a pessoa coloca os óculos para "entrar" numa realidade virtual e responder ao um quiz (teste). No game de aproximação com as empresas, as perguntas são relacionadas à companhia escolhida pelo estudante.

Leia também:

Esses games são uma das novidades da feira, que será realizada nas próximas terça e quarta-feira (8 e 9), com entrada gratuita. A inscrição online poderá ser feita até sábado (5), às 15h, ou presencialmente no dia do evento.

Apesar de o foco serem estudantes universitários de todas as faculdades, qualquer pessoa poderá participar da feira, que é organizada pela FEA Júnior USP (empresa-júnior da Faculdade de Economia e Administração da USP).

Além de conhecer e treinar os passos de um processo seletivo de estágio, o estudante poderá também visitar estandes de 25 empresas, como Ambev, Itaú-Unibanco, Bradesco, Votorantim, Bain & Company e McDonald’s, assistir a palestras sobre temas relacionados a carreiras e fazer consulta com um coach profissional e análise de currículo.

Seleção de estagiários de verdade

Outro destaque é que a 99 Jobs levará funcionários de recursos humanos de algumas empresas para fazer o processo seletivo na hora. Thais não soube informar quantas empresas deverão participar dessa seleção nem a quantidade de vagas disponíveis.

Segundo ela, a FEA Júnior USP desenvolveu o “método dos cinco passos” para entender o processo seletivo e ajudar o estudante a se preparar para concorrer a vagas de estágio em empresas:

  • 1 - Pesquisar: conhecer as possibilidades de empresas e áreas do mercado, para ver qual combina mais com o seu perfil
  • 2 - Autoconhecer-se: conhecer suas habilidades
  • 3 - Preparar-se: estar pronto para o processo seletivo das empresas
  • 4 - Aproximar-se: conhecer como são a cultura, a história e os valores da empresa
  • 5 - Ingressar: mostrar que está preparado na entrevista e conquistar a vaga

17ª Feira de Recrutamento e Carreira

Quando: 8 e 9 maio, das 11h às 20h
Local: FEA/USP (rua Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária, São Paulo).
Entrada gratuita. A inscrição online poderá ser feita até sábado (5), às 15h, ou presencialmente no dia do evento.
Mais informações - https://www.facebook.com/events/214092112478541/

Dicas de estudos: Aprenda a fazer um mapa mental

UOL Notícias