Topo

Ranking mostra as 25 melhores empresas para estagiar no Brasil

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/02/2020 06h00

Resumo da notícia

  • Site de recrutamento e carreira analisou as notas dadas por estagiários das empresas em 2019
  • SAP e B3 lideram o ranking, com nota 4,7 (o desempate está nos decimais)
  • Grande parte das avaliações menciona oportunidades de aprendizado e autodesenvolvimento
  • Bom salário e benefícios também são frequentemente citados pelos estagiários

Qual é a melhor empresa para estagiar na avaliação dos próprios estagiários? SAP (empresa de software de gestão empresarial) e a B3 (a Bolsa de Valores) lideram o ranking feito pelo Glassdoor, um site de recrutamento e carreira que reúne vagas de emprego, informações de salários e avaliações de empresas.

O levantamento, divulgado hoje (20), é baseado na nota geral da empresa postada no Glassdoor por estagiários no Brasil, entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019. As notas vão de 1 (muito insatisfeito) a 5 (muito satisfeito). Para fazer o ranking, a Glassdoor considerou apenas as empresas com pelo menos 30 avaliações feitas pelos estagiários dentro desse período.

As duas empresas tiveram nota 4,7, e o desempate está nas casas decimais.

"Em nossas análises, percebemos que a experiência de funcionários efetivos, dos temporários e dos freelancers costuma ser muito diferente das experiências de estagiários em uma empresa. Por essa razão, consideramos importante lançar um ranking que valorizasse a percepção dos estagiários", afirmou Ana Prado, analista de tendências do Glassdoor.

Segundo ela, grande parte das avaliações dos estagiários menciona oportunidades de aprendizado e autodesenvolvimento.

"Os estagiários costumam valorizar muito o estágio como uma chance para desenvolver competências que vão além daquelas ensinadas na faculdade, tanto em relação à prática profissional quanto às soft skills [habilidades comportamentais], como liderança, comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos e gerenciamento de tempo", disse Ana.

Para a analista, embora o aprendizado seja o fator mais mencionado nas avaliações, bom salário e benefícios também são frequentemente citados pelos estagiários como vantagens importantes, assim como sentir que a empresa os valoriza.

"Eles querem aprender, mas também querem poder contribuir com seu talento e suas habilidades", declarou Ana.

Confira o ranking das 25 empresas, de acordo com informações fornecidas pela Glassdoor (o desempate ocorre nas casas decimais).

Na 1ª do ranking, estagiários são 11,5% dos funcionários

"O programa de estágio na SAP abrange todas as áreas e está focado no desenvolvimento profissional dos estagiários com inúmeras atividades de treinamento e formação nas áreas técnicas e de competências pessoais. Os estagiários são 11,5% da força de trabalho, totalizando quase 300", afirmou Marcelo Carvalho, diretor de RH da SAP.

Os benefícios que a empresa oferece aos estagiários são, segundo ele, bolsa-auxílio compatível com o mercado, assistência médica, seguro de vida e auxílio-transporte.

Carvalho disse que os pontos mais bem avaliados pelos estagiários foram equilíbrio da vida profissional, horário de trabalho flexível e o ambiente de trabalho.

Veja alguns comentários de estagiários da SAP:

  • "Ótimo salário e benefícios. Ambiente descontraído com ótimas pessoas para trabalhar. Escritório altamente equipado."
  • "Salário muito bom para estagiários. Oportunidades de desenvolvimento e crescimento. Acompanhamento da carreira. Contato com pessoas do mundo inteiro."
  • Mentoria para estagiário. Vários eventos profissionais e não profissionais para melhorar soft skills. Integração com diversos outros estagiários".

Segundo Ana Prado, da Glassdoor, muitas empresas têm programas especiais que incluem palestras, workshops e rotação de atividades em diversas áreas, não apenas para estimular o desenvolvimento dos estagiários, mas também promover a cultura da empresa e aumentar o seu conhecimento sobre o setor em que ela está inserida.

"Iniciativas para promover a diversidade e a inclusão também têm sido cada vez mais adotadas em muitos lugares, e são grandemente valorizadas pelos estagiários", afirmou.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Programa Verde Amarelo tenta gerar empregos; entenda

UOL Notícias

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ranking mostra as 25 melhores empresas para estagiar no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Empregos e Carreiras